sábado, 26 de abril de 2014

Como entrar na República Tcheca

A República Tcheca entrou para a União Europeia em 2004, faz parte do Tratado de Schengen e por isso, como nos outros países europeus que se enquadram nesses acordos, você não precisa de visto prévio. Porém a entrada é condicionada a uma série de exigências.


Turista:


  • Tempo de estadia: até 90 dias da data da entrada no continente europeu, ou seja, a data começa a contar a partir do primeiro país de entrada quando você recebe o carimbo no passaporte;
  • Documento: Passaporte válido, e de acordo com a nova norma, a validade deve ser de 3 meses a partir da data de saída da Europa.
  • Comprovante de estadia, quer seja um comprovante de reserva de hotel ou carta-convite de um morador legalizado no país ou cidadão/cidadã tcheco/tcheca;
  • Seguro Viagem Internacional - geralmente a cobertura exigida é de 30 mil euros. 
  • Passagem de volta.
Muitos voos brasileiros com destino a Praga, é via Lisboa (Portugal) ou Frankfurt(Alemanha), então geralmente a alfândega que irá analisar sua documentação será nesses países.

Moeda: Coroa tcheca, apesar de fazer parte da UE, o país não adotou o Euro. Casas de Câmbio são facilmente encontradas, principalmente no centro. É possível fazer a troca em agências bancárias, com um preço melhor. NÃO aceite oferta de troca de moeda nas ruas, há uma grande chance de serem notas falsas. 

Embaixada do Brasil em Praga fica no centro da cidade, próxima à Praça Venceslau. O endereço é: Panská 5 | 110 00 - Praga 1.  Telefone: +420 224 321 910/ Fax: +420 224 312 901.

Horário de atendimento: de segunda à sexta de 09:30 às 14:00. Após às 14:00, o Setor Consular encerra o atendimento ao público para processamento de dados, só casos de emergência são atendidos fora desse horário para cidadãos brasileiros.


Visto de residência na República Tcheca

No caso de pedido de residência temporária ou permanente é importante saber que não é na Embaixada do Brasil em Praga que você vai solicitar. O pedido de residência é feito junto à Polícia de Imigração Tcheca. Quando eu casei, eu passei por todo esse processo, é demorado e chato. A maioria dos atendentes não fala inglês, você perde o dia inteiro, porque é muito burocrático e lento.

Há dois tipos de atendimento na Polícia de Imigração:

  • Para quem tem relação familiar(casamento/filiação etc) com cidadão/ã tcheco/a ou se você tem cidadania de outro país da UE;
  • Para quem não tem nenhum vínculo, este é pior. A fila assusta! São inúmeros ucranianos, vietnamitas, russos etc.


No meu caso, meu pedido foi devido ao casamento com cidadão tcheco. Além da documentação comprovando o casamento, dados sobre moradia, fotos e preenchimento dos formulários de solicitação, é preciso comprovar pagamento do seguro saúde para estrangeiros - não é seguro viagem! É uma espécie de "plano de saúde" válido para atendimento nos hospitais públicos do país. E que depois eu descobri, quando precisei, que poucos aceitavam, acabei tendo que bater perna em hospitais até achar um que atendesse, um horror. Paguei pelo VZP, super conhecido aqui, mas que tem mais propaganda do que serviço!

O processo demora uns 3 meses, no caso de casamento com tcheco(a), os policiais fazem algumas visitas surpresas em sua casa, para comprovar, digamos, com os próprios olhos, se o casamento "existe". Passei por isso duas vezes, mas foi super tranquilo, eles eram até gentis. Dois policiais à paisana, tocam sua campainha, se identificam e entram na sua casa, fazem umas perguntas, umas anotações e pronto.

O visto de residencia temporária geralmente é de 2 a 5 anos, eu recebi de 5 anos, eles é que avaliam e dão, não é você que solicita o tempo, claro. Mas, após 2 anos, você pode dar entrada no visto de residência permanente.

Faço um parêntese para os casos de trabalho, aí o tempo deve ir de acordo com seu contrato de trabalho no país, ou no caso de estudantes, tempo de vinculação com o curso. Saiba que esses dois casos de estudo e trabalho você deve iniciar o pedido ainda no Brasil, através da Embaixada Tcheca em Brasília ou do Consulado Tcheco em São Paulo, mais informações aqui.

Dúvida? É só perguntar ;)







28 comentários:

  1. Olá Roberta !

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, adoro suas postagens!! Gostaria de tirar uma dúvida em relação a residência temporária, como é a solicitação, ela é feita aqui mesmo no Brasil ou pode ser solicitada na República Tcheca? E quais os requisitos que eles levam em questão para avaliação da permissão?

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada :) Depende do motivo de seu pedido para residência. No meu caso, como foi casamento, foi feito em Praga mesmo, após o enlace demos entrada na polícia de imigração, mas ao sair do Brasil, já viajei com toda a documentação exigida para o casamento, mesmo entrando como turista. Você pode ler informações detalhadas neste guia feito pela embaixada brasileira em Praga : http://praga.itamaraty.gov.br/pt-br/vistos_para_a_republica_tcheca.xml , tem um link para o guia, espero que ajude, bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Roberta. Eu e minha noiva estamos pensando em abrir um restaurante na região de Zlin. Minha cunhada é casada com tcheco e possui a residência permanente. Estou com dúvidas quanto à abertura do negócio. Nesse caso, como eu vou abrir um negócio e não trabalhar em alguma empresa, será que posso solicitar o visto de trabalho ou necessito do visto de residência? Ainda, o visto de residência deve ser solicitado apenas na polícia em praga ou posso solicitar um visto de residência permanente no consulado tcheco no Brasil? Por fim, e para não atrapalhar mais ainda, poderia me dizer quão grande é a vantagem de trocar o Brasil pela República Tcheca? Adianto que já visitei algumas vezes e realmente sou apaixonado pelo país, pela culinária, pela cultura e pela seriedade que tratam os assuntos importantes. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, neste caso um visto de residência é o indicado.Pense comigo, os vistos de trabalho são feitos a partir de um convite de uma empresa já existente, você vai provar que o motivo da residência é porque vai trabalhar na empresa X, que existe e que pode contratá-lo legalmente, com toda documentação que comprove o convite. Se você vai abrir seu próprio negócio, isso naturalmente leva um tempo etc, é outra situação. Você pode sim solicitá-lo estando no Brasil, seria bom uma visita no consulado, caso você more em São Paulo. Para mim, as vantagens são: o custo de vida barato, segurança, qualidade de vida no geral, país perto de muitos outros, ótimo para quem gosta de viajar. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se é possível ficar no país casando com um brasileiro que tem visto de estudante ou de trabalho. Adorei teu blog, explica super bem :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniela, acho que na maioria desses casos é possível, o visto fica condicionado ao tempo de visto que ele conseguiu através do trabalho, por exemplo.

    Obrigada, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberta... muito bom o seu site... estamos com um projeto para mudança para Praga (médio prazo, mínimo 3 anos para concretização)... já estipulamos 3 itens básicos, onde 2 de início imediato (aprender tcheco e guardar dinheiro o quanto possível) e o terceiro seria levantar toda a documentação para o visto, mas isso podemos fazer nos últimos meses (eu diria que uns 6 meses) antes da efetiva viagem... tem alguma dica a mais para nos ajudar a dar o pontapé inicial nesse projeto? vc já é expert, mas nós só conhecemos aquilo que lemos dos blogs... pesando na balança me parece que os prós superam os contras... um abraço e sucesso para vc e sua família!

    ResponderExcluir
  8. Roberta. Meu esposo quer comprar um imóvel ai... Mas parece que tem uma burocracia para estrangeiros comprar... Sem o visto de residência... Como fazer nessa situação? Ele quer comprar um imóvel para morarmos e nossa renda vai vir do Brasil. Com comprovação em extratos bancários. Possivelmente ele também abra um pequeno negocio para justificar a residência... Mas e ai resumindo... Por onde começar para conseguir o visto de residência. Sabendo que ele quer comprar a casa. E vai abrir o próprio negocio. Não vai ter convite de nenhuma empresa no caso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Roberta, ótimo e esclarecedor post!
    Você sabe me dizer de o visto de longo prazo por motivo de estudo também dá permissão para a pessoa trabalhar(parttime ou fulltime)?
    Ainda sobre trabalho, se é possível, dá na mesma estudando Tcheco ou Graduação?

    Obrigado,
    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Roberta, Boa tarde ! Sou jornalista ( tenho um site com uma amiga - minha sócia - ). Penso em retornar a Europa ( morei 5 anos na Irlanda )com minha esposa, de nacionalidade russa. Li há pouco tempo, uma matéria de outra brasileira, que segundo ela conseguiu o visto, como responsável por um blog, que abordava países da Europa, entre eles, a República Tcheca. Nosso site é sobre esportes e a idéia é expandir o conteúdo do mesmo, acompanhando provas de neve, entre outros.A pergunta que gostaria de fazer: É viável mesmo obter o visto como jornalista ? VC tem conhecimento ou poderia checar essa informação. Vi em um video,quetem muitos russos em Praga...procede ? Eles estão bem situados aí? Abrs e agradeço muito se puder responder minhas petguntas

    ResponderExcluir
  11. Roberta, Boa tarde ! Sou jornalista ( tenho um site com uma amiga - minha sócia - ). Penso em retornar a Europa ( morei 5 anos na Irlanda )com minha esposa, de nacionalidade russa. Li há pouco tempo, uma matéria de outra brasileira, que segundo ela conseguiu o visto, como responsável por um blog, que abordava países da Europa, entre eles, a República Tcheca. Nosso site é sobre esportes e a idéia é expandir o conteúdo do mesmo, acompanhando provas de neve, entre outros.A pergunta que gostaria de fazer: É viável mesmo obter o visto como jornalista ? VC tem conhecimento ou poderia checar essa informação. Vi em um video,quetem muitos russos em Praga...procede ? Eles estão bem situados aí? Abrs e agradeço muito se puder responder minhas petguntas

    ResponderExcluir
  12. Oi Antônio, eu nunca ouvi falar sobre alguém conseguir um visto por causa de um blog, você poderia me enviar um link sobre desse artigo?

    Sim, há muitos russos na República Tcheca, muitos são ricos e compram propriedades em Praga, Praga 6 tem vários e em Karlovy Vary também. Mas eles precisam também passar pela polícia de imigração para ter residência legalizada aqui.

    ResponderExcluir
  13. Olá Roberta,
    primeiramente quero lhe parabenizar por seu blog, muito informativo.
    Pois bem, eu tenho planos de viajar para me aventurar em busca de oportunidades no futebol Tcheco, já joguei no Uruguai, mas hoje eatou no Brasil, pretendo ir como turista proximo semestre, você teria alguma informação relevante, dica ou advertência para o meu caso?

    Grato.

    ResponderExcluir
  14. Olá Roberta,
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog, muito informativo.
    Pois bem, eu tenho planos de me aventurar em busca de oportunidades no futebol Tcheco, já joguei no Uruguai, tenho bom nível de inglê e falo fluente espanhol, pretendo ir como turista no próximo semestre. Você teria alguma informação relevante, dica ou advertência para o meu caso?

    Grato :)

    ResponderExcluir
  15. Olá Jared, obrigada! Acho que vc pode aproveitar e no período de visita ir nos clubes regionais de futebol e comecar a fazer contatos, se vc já jogou em outros países já deve ter uma boa experiencia, boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Roberta, antes de tudo, meu deu blog, muito completo. Eu vou me formar em publicidade esse ano. Estou maravilhado com as oportunidades de começar uma vida nova em Praga. Gostaria de ir trabalhar ai na area de produção de video. Não conheço ninguém ai, mas quero ir com a cara e a coragem. Quero saber se eu for ai e arrumar algum emprego, seja na minha area ou em qualquer outra, consigo ficar legal por 90 dias então? e depois disso? estou pensando em comprar um apto ai, dizem que quando se compra um imóvel fica mais fácil de ganhar visto de residência. isso confere? Enfim, aguardo sua resposta!

    Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Olá Alexandre!Obrigada! Depois dos 90 dias você tem que ter um motivo legal para permanecer no país: trabalho, estudo ou casamento/relacionamento estável com um local para dar entrada no visto temporário. A compra de um imóvel não é por si só um motivo, sim, ajuda na hora de juntar os documentos de pedido, mas não é o motivo em si, entende? Como publicitário você pode procurar vagas em empresas de marketing, acho que há possibilidades, dá uma olhada no site expats.cz, abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite Roberta.

    Entrei em contato com você alguns meses atrás sobre algumas dúvidas que eu tinha sobre Praga. Aliás, muito obrigado novamente pelos esclarecimentos.

    Gostaria de saber se você poderia me tirar algumas outras dúvidas.

    Bom, como lhe contei na época, minha esposa está fazendo doutorado aqui no Brasil e foi selecionada para receber uma bolsa de intercambio para estudar durante um período de 10 meses em uma universidade ai de Praga.
    Ela chegou aí no início de Novembro e já alugou um apartamento no qual iremos morar, e eu estou indo na próxima semana.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Primeiro: Ela conseguiu o visto de Estudante, porém estou indo apenas como turista, eu poderia ao chegar em Praga solicitar uma extensão do meu visto para todo o período no qual ela estiver aí? Pois não gostaria de permanecer de forma ilegal.

    Segundo: Na realidade não somos casados. Apenas possuímos União estável, (já apostilei a mesma e estou levando comigo.)
    Eles aceitam União estável como casamento igual é aqui no Brasil?

    Terceiro: Ela fez uma carta convite para comprovar minha estadia aí. Mas onde ela deve levar para autenticar? Você poderia me dizer um endereço?

    Desde já agradeço novamente.

    Luis Augusto Conceição.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo blog!
    Gostaria d saber se em praga os intercambistas podem trabalhar, e quantas horas eles pode trabalhar, pois há países que só permitem 20 horas por semana.
    E uma curiosidade.... Vc aprendeu tcheco aí no país, ou já fez algumas aulas no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz alguns meses de aula em Praga, mas comecei a estudar sozinha no Brasil antes de ir morar :)

      Excluir
  20. Roberta, tudo bem? Por favor, como é aí preconceito? Há? Em relação a extrangeiros e a negros? Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, esse assunto é muito delicado, no geral eu acho que existe mais poreconceito com ciganos, eu achava que nao havia muito contra negros, mas recentemente saiu a foto de um modelo negro numa revista de supermercado e foi a maior polemica, houve muita rejeicao. Ao mesmo tempo a TV entrevistou negros locais(filho de pai ou mae americano/a ou africano/a com tcheco/a) e eles na sua maioria disseram que nao acham os tchecos racistas.Sobre estrangeiros, pelo menos nao acho que há nada em especial contra brasileiros. Bjs

      Excluir
  21. Boa Noite! Cara amiga, meu filho está indo estudar na
    Townshend international school. Ele é um adolescente e tenho dúvidas sobre que roupas tenho que comprar para enfretar o frio aí... Estou um tanto perdida... Acredito que as roupas do Brasil não são apropriadas. Pode me ajudar?
    Grata
    Bete

    ResponderExcluir
  22. Olá Bete, o outono já esfria muito, mas o inverno é rigoroso. Ele tem que ter casacos, cachecol, luvas, gorros, sapatos pra neve. O melhor é comprar em Praga porque vai sair muito mais barato do que no Brasil, o shopping http://www.fashion-arena.cz/en tem precos otimos.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Gostaria de saber se há cursos para aprender theco para pessoas que falam português? Pode me indicar algum livro e/ou gramática para que eu possa iniciar meus estudos. Grata

    ResponderExcluir
  24. Ola Ervania, em Praga tem muitos cursos para aprender tcheco. Porém para falantes de portugues só conheco o Instituto Camoes https://pt.institutocamoes-praga.cz/ e tem um site com aulas para falantes de portugues https://www.linguare.net/

    Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  25. Oi Roberta, tudo bem? Obrigada pelo post, ele possui muitas informações!
    Eu me casei com um alemão no Brasil, o documento ainda não está registrado na Alemanha. E ele está no processo de obter uma bolsa de 5 meses junto a uma universidade em Ceske Budejovice. Você acha que eu preciso iniciar o processo de visto no Brasil, ou podemos ir para dentro dos 90 dias eu solicitar no próprio país? Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!