segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mikulov

Trago para você mais uma cidade tcheca que merece sua visita. Chama-se Mikulov. Essa cidade tem uma relação bem próxima com produção de vinho, pois é, no país da cerveja também se faz vinho. Os tchecos estão investindo cada vez mais na bebida de Baco.

A cidade se localiza no Sul da Morávia, fica na divisa com a Áustria. A fundação de Mikulov foi por volta do século 12. Essas terras pertenceram à família Liechtenstein até 1575, quando foram compradas por Adam von Dietrichstein. Após um incêndio no chateau, uma reforma deu a aparência que permanece até hoje.

Por causa da ocupação germânica na antiga Tchecoslováquia, a população de Mikulov era em sua maioria alemã, em 1938 eram cerca de 8 mil alemães, até a expulsão deles depois da Segunda Grande Guerra.

Houve também um grande número de judeus, no século 18 com 600 famílias judias, era a maior população de judeus na Morávia.

O que ver em Mikulov:

  • Praça histórica
  • O chateau
  • Dietrichstein Tomb
  • Igrejas
  • Monumentos judeus
  • Colina sagrada

A cidade é bem pequena, um dia dá para ver a maioria dos pontos mais importantes. Mas claro, se você quiser visitar cada local, como as igrejas e a sinagoga por dentro, um fim de semana seria mais recomendado.

Da praça você já avista a Colina Sagrada, a Tumba Dietrichstein e o Chateau. Eu subi até a Colina e tive uma bela vista da cidade, não é tão alta, dá para ir sem problemas. 




A Tumba fica na Igreja de Santa Anna, logo por trás da Praça, é linda. Uma cópia da italiana Loretta. Os restos mortais da família Dietrichstein estão lá, daí o nome.


Apesar de tão pequena Mikulov tem 4 igrejas, uma fica no alto da Colina Sagrada, as outras são: a igreja barroca São João, o batista; Igreja de São Venceslau - destruída inúmeras vezes, inclusive a tentativa de uma  reforma foi interrompida quando foi queimada durante a Guerra dos Hussitas; a igreja de São Nícolas, usada inicialmente como igreja protestante pelos alemães.

O Chateau

Foi construído na parte alta, sobre uma área rochosa. Era um castelo que pertenceu ao rei Přemysl Otakar II e foi dado como presente à família Liechtenstein, em 1249. Já no final do século 16 nas mãos da família Dietrichstein passou por reformas até a aparência atual, depois do incêndio de 1719. Em 1945 novamente o chateau foi abaixo durante a retirada alemã, sendo reconstruído em 1950.



Hoje é aberto à visitação, com destaque para a biblioteca, o hall principal e as torres. As visitas começam a partir das 9h00 e encerram entre 17h00 e 18h00, depende do período do ano. 


Se você é amante do bom vinho, como o carinha aí embaixo na foto, relaxando com um barril sob a cabeça, há visitas a vinotecas e adegas e de quebra você degusta os sabores dos vinhos da Morávia.



Os hotéis da cidade tem programas de degustação, como o Galant Hotel. Mas ao passear pelas ruas da pequena Mikulov, você verá lojinhas com vinhos e sem dúvida, você deve comprar e prová-los.

Esta foto aí embaixo foi quando eu subi na Colina sagrada, a vista da cidade é linnnnnnnnnnnda! Mas estava um friooooo, fui durante o outono :(

Nesta estação tinha uma ferinha no centro da cidade e eu pude ver um grupo tocando músicas medievais, o que deu um gostinho bem singular ao passeio, e eu não sabia disso, foi surpresa total \o/

Sinta o gostinho ouvindo eles aí no vídeo, bjss.




Ah! Ia esquecendo, saindo de Praga para Mikulov são 4 horas de viagem de trem, há também ônibus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!