quinta-feira, 26 de março de 2015

Mercados de páscoa em Praga

Falei para vocês no último post sobre as tradições de páscoa aqui na República Tcheca. Mas não poderia deixar também de mostrar os famosos Mercados de Páscoa em Praga, são as feirinhas ao ar livre nas praças da cidade. Eles começam no dia 21 de março e seguem até 11 de abril, tempo suficiente para experimentar um pouquinho desta atmosfera de primavera!

Ontem visitei duas delas: a mais famosa, na Praça da Cidade Velha ( Staroměstské náměstí) e outra menor na Náměstí Míru ( Praça da Paz).

Mercado de Páscoa na Praça da Cidade Velha

Logo bem ali, onde os turistas não perdem um flash para registrar o relógio astronômico, a Igreja Nossa Senhora de Týn, a de São Nicolau e todas as belas casas ao redor do pátio, são montadas as barraquinhas de páscoa. Vendem-se comidas, bebidas e artigos de decoração de páscoa, e ainda, souvenir.

Além das barraquinhas, há um palco com programação diária a partir das 16h. Alguns dias o programa começa mais cedo, às 14h. Há apresentação de danças típicas, corais infantis e alguns grupos de fora, como da Alemanha, Bulgária, Eslováquia e até Estados Unidos.

Vamos às fotos para descobrir tudo que tem por aqui, vem comigo!

Logo de longe a decoração é um convite para um passeio!

Decoração de Páscoa 2015 em Praga



Vamos ver alguns detalhes do que é vendido por lá...

Muitos ovos decorados e pintados à mão.




Algumas comidinhas...


Foto 1: lombo de porco assado na brasa; 2 - espiral de batatas fritas e 3 - Langose: uma massa frita, depois é colocado queijo ralado, alho e ketchup. Não são comidas típicas da páscoa tcheca, mas são as comidas que sempre estão presentes nas feirinhas ao ar livre...

Outras curiosidades...

Tinha uma barraquinha com ovelhas e pôneis para a criançada.


Algumas lembrancinhas...

Corações de pão de mel com a frase: "Feliz Páscoa" ;))




Mercado de Páscoa na Praça da Paz (Náměstí Míru)

Aqui é bem menor, mas não perde sua graça, fica em frente à Igreja de Santa Ludmila, se der sorte a igreja estará aberta e vale uma visita ;)

As barraquinhas são bem parecidas, oferecem também bebidas, como medovína (vinho de mel), cerveja, comidinhas e os artigos de decoração de páscoa além de muitas flores. Tinha mães e pais com os filhos passeando e curtindo a feirinha.

Mercado de Páscoa da Praça da Paz

Ao fundo a Igreja de Santa Ludmila

Barraquinhas com decoração de páscoa ;)
Guirlandas típicas desta época


Site oficial: http://www.trhypraha.cz/
Lindas fotos, não? Gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!