terça-feira, 24 de março de 2015

Como a páscoa é comemorada na República Tcheca

A páscoa por aqui tem suas tradições e é claro eu não podia deixar passar em branco um post sobre o assunto. Vamos então juntos desvendar o que acontece por aqui?

 Essa época de mudança de estação, da chegada da primavera, já provoca uma transformação. É a chegada da estação que eu mais gosto: tem mais sol, dias mais claros e já se vê nos jardins o florescer da plantinhas, os narcisos amarelos começam a brotar novamente. No meu jardim, foram os primeiros botões a acordarem da longa invernada...

No meu jardim...

Muitos passarinhos cantam pela manhã e aparecem na grama do quintal. \0/

As lojas e supermercados já montam suas decorações de Páscoa, mas nada de corredores com ovos de chocolate, aqui não tem. No máximo, ovinhos pequenos ou chocolates em formato de coelhinhos, ovos grandes até você encontra, mas em lojas especializadas de chocolate, não há aqui tradição de dar como presentes grandes ovos com brinquedos dentro, muito menos grandes ofertas do produto.

Decoração de Páscoa ( Velikonoční Decorace)

O tema preponderante é pintinhos e galinha. Tem muitos artigos para enfeitar a casa com esse tema, desde guirlandas que os moradores colocam penduradas à porta até decoração em vasos de plantas. Passei essa semana em um grande supermercado e tirei umas fotos para ilustrar o que é vendido por aqui, dá uma olhada...





Muitas floriculturas vendem arranjos prontos para decorar a casa, a mesa do jantar ou para por na janela...



Neste supermercado tinha alguns produtos de chocolate, mas pouco se compararmos com as prateleiras no Brasil...



É muito comum pintar ovos de galinha, tem várias técnicas, uma delas eu aprendi com uma amiga tcheca, cozinhamos os ovos entre cascas de cebola, isso faz com que mude a cor da casca, ficam alaranjados, depois ou você usa lápis de cera derretido para pintar com ajuda de umas ferramentas como agulhas, ou usa uns moldes de plástico que quando colocados na água quente eles grudam nos ovos, bem fácil. 



Há outras técnicas mais sofisticadas de pintura de ovos, mas nunca tentei.

Comidas:

Os costumes tchecos de páscoa claro que chegam à mesa! Vamos começar por um bolinho que as crianças adoram, é o beránek! Beránek significa cordeiro em tcheco e é no formato deste animalzinho que um bolo é feito. Essa tradição é mantida mais quando tem crianças pequenas em casa, você compra a forma em formato de cordeiro e segue a receitinha. É fácil encontrar pronto nos supermercados também.

fonte: ona.idnes.cz


Mazanec 

Mazanec: a tradução que encontrei foi "Bolo de Páscoa", geralmente é assado no Sábado de Aleluia, aqui chamado de "sábado branco". Porém está mais para pão do que para bolo. Dá uma olhada na foto...





Jidáše

Jidaše é feito na quinta-feira santa, aqui chamada de "Zelený  čtvrtek", quinta-feira verde. O formato lembra uma corda enrolada, faz alusão a Judas, por ter usado uma corda para enforcar-se, daí o nome.

Uma delícia...



Tradições

Pomlázka é uma tradição ligada à primavera e à páscoa. São galhos finos de árvore unidos em um emaranhado e amarrados com fitas coloridas. E para que serve? Para os meninos baterem nas meninas rsrs... pois é! Em troca da chicoteada as meninas devem dar ovos pintados e no caso de adultos uma "panaka", um copinho de bebida alcoólica. 

O nome "pomlázka" parece vir da palavra "pomladit", tornar-se jovem, é como se o ato de chicotear representasse força e juventude... Hoje em dia essa tradição ficou mais ligada às brincadeiras das crianças, é comum vê-las carregando esses galhos até mesmo dentro do metrô.

Tirei essas fotos em uma loja do shopping, elas são usadas também para decoração.



Qual dessas tradições e comidas você achou mais interessante? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!