quarta-feira, 23 de abril de 2014

O lado positivo de viver na República Tcheca (I)

Eu estava pensando e sei que muitas pessoas têm curiosidade de saber como é morar no outro lado do atlântico. Bem, eu parto do princípio que a Europa é muito diversa, cada país tem suas particularidades e cada lugar oferece experiências singulares e, principalmente, o contexto político do presente e do passado reflete muito na vida das pessoas.

Aqui em Praga o que mais chama a atenção é, sem dúvida, a beleza arquitetônica da cidade e do país no geral. Mas é claro que ninguém vive só de beleza. Há o lado bom, mas há também dificuldades, especialmente para quem é estrangeiro.

Essa vivência também depende muito do motivo que levou uma pessoa a se mudar e escolher outro país, as histórias e os exemplos são infinitos. Vou, neste post, escrever o lado positivo de viver na República Tcheca, mas com o pé no chão, também, em outro post, escrever sobre o lado negativo :o

1. Você se sente seguro

Para quem é brasileiro, principalmente de grandes cidades, é inegável que a segurança urbana conta muito. Gente, sair de casa sem ter medo de assalto reduz as rugas, envelhece menos e traz uma tranquilidade!!! É verdade, aqui o país oferece muita segurança. Os casos de ataques à mão armada são raros, a qualquer hora eu ando sem preocupação.


Nos parques usamos notebook, qualquer parafernália eletrônica que você goste de usar pode usufruir pelas ruas, bares, calçadas, não há o que temer. O cuidado é com os batedores de carteira. Dentro do metrô há o aviso: Pozor na krádeže, ou seja, atenção ou cuidado com ladrão.

É aquela pessoa que aproveita de um descuido de uma pessoa distraída. Eles têm a perspicácia de tirar sua carteira sem você sentir. Mas para quem é brasileiro isso é fichinha, não é?

Muita gente me pergunta sobre roubos de carro, acontece sim. Porém, como eu disse antes, sem ataques. Roubos de carros estacionados, geralmente para desmanche.

Saiu uma estatística de quantos carros são roubados de acordo com os modelos, "Quantidade de carros roubados em 2013":


Skoda é uma marca de automóvel tcheca, como a venda é mais fácil é o alvo dos ladrões. Fonte: http://auto.idnes.cz/

2 - Você usufrui do verde!

O que me encanta são os parques, mesmo dentro do centro de Praga há parques enormes, áreas verdes, lagos, cenas bucólicas, gramas verdes...tudo convida você a passar uma tarde lendo um livro, caminhando, passeando com seu cachorro, com crianças, com seu amor. Há áreas para patins, skate e bicicletas.



Há também áreas florestais protegidas, e aqui, eu aprendi a fazer caminhadas dentro das florestas, colher frutinhas, cheirar mato. Como meu pai é do interior de Pernambuco, e parte da minha infância eu passei em sítio, encontro um pouco disso aqui, de outra forma, mas há uma ligação.

3 - Transporte público funciona e não é caro

Outro assunto significativo para quem se muda para a Europa e que nos revolta pelo fato do Brasil ainda(!) não ter. Um sistema de transporte coletivo eficaz.

Metrô, bonde(tramvaj) e ônibus - todos são interligados entre si, a passagem é uma para todos juntos. Em toda Praga você sai de um e entra em outro sem pagar passagens diferentes, quantas vezes precisar. Para quem vem aqui só por dois dias, um exemplo, paga o tícket por hora, pode ser 24 horas, 32 horas. Para quem mora aqui, como eu, o opencard é o mais vantajoso.

Opencard - é um cartão eletrônico com sua foto, nome e matrícula. Você "carrega" ele, ou seja, paga 6 meses ou 1 ano de passagem, por exemplo, e leva sempre com você.  Não há catracas em nenhuma estação de metrô ou dentro dos ônibus, o opencard é mostrado somente quando há fiscalização. Os fiscais têm umas maquininhas portáteis, quando você passa por uma fiscalização, mostra o opencard e passa na máquina, ela faz a leitura e mostra que você tem créditos para aquela data ou período.

Se você não tiver créditos ou não possuir nenhum tícket paga multa. Eu pago o equivalente a 600 reais por ano, carrego meu opencard com esse valor para 12 meses de uso. Assim posso usar quantas vezes eu quiser, quantas viagens por dia precisar, ida e volta etc, tanto no metrô, quanto no bonde e ônibus dentro de Praga.






Prometo um post bem completo sobre o transporte de Praga ;) em breve!

4 - Você viaja de trem

Estação Central Praga
Eu morro de raiva quando eu penso no tamanho do Brasil sem uma linha ferroviária! Ah, meu país, tem TUDO para ser o melhor, mas perpetua os mesmos problemas. 

Viajar aqui é barato, os trens não são nada de super modernos e confortáveis, mas dá para o gasto. A República Tcheca é pequena, então, você chega em outro país viajando três ou quatro horas de trem, para a Polônia, por exemplo. 

As passagens para cidades tchecas são em torno de 20 a 50 reais, depende do trajeto.

5 - Você tem uma vida cultural rica

Tudo acontece em Praga. Teatro, cinema, shows, concertos, são várias as possibilidades. O fato do país descansar no centro da Europa ajuda também a tudo passar por aqui.

E claro os pubs, a cerveja e o jazz, de tudo um pouco. Além de visita a castelos, são passeios sempre fartos de história e beleza.

Há muitos centros culturais de outros países, então é fácil entrar em contato com outras culturas, é só procurar. Se você quiser estudar línguas, há cursos de russo, italiano, francês, árabe, chinês, croata, inglês e um monte de outras línguas. 

Próximo post, mais detalhes do que tem de bom por aqui ;)

O que você acha de mais expressivo das cinco razões acima?


2 comentários:

Fique à vontade para comentar!