quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Dia do Nome - Svátek

Cada nome de pessoa tem um dia especial no calendário do ano na República Tcheca. Esse dia é chamado pelos tchecos de "Svátek", Dia do Nome :)

Funciona quase como um segundo aniversário, já que no dia do seu nome você recebe cartão ou flores, ou um pequeno presente, se você tiver uma amigo/a tcheco/a dê uma olhada qual o Dia do Nome para não esquecer de dar os parabéns!!!
Deseje: Všechno nejlepší k svátku! (Tudo de melhor no Dia do Nome!)

Nas agendas, calendários de mesa ou parede vem a lista com o nome em cada dia, ou uma lista em ordem alfabética. Se você vem morar aqui dá uma olhada para ver se seu nome existe no calendário, o meu Roberta e a versão Robert aparece no dia 29 de abril \o/

Lista de nomes em ordem alfabética no início de uma agenda

Os nomes em cada dia da semana


Quando uma mulher está grávida e está na dúvida sobre qual nome definir, pode recorrer à lista para facilitar a escolha, no caso de casais em que um é estrangeiro (como eu), a escolha do nome geralmente leva em conta se existe ou não no calendário, seria meio chato ter um nome, viver aqui e não encontrá-lo no calendário rsrsrs. Na verdade no passado era levado mais à risca, ter um nome que está listado no calendário, acho que hoje em dia nem tanto. 

A origem vem da antiga lista romana de nomes santos e o Dia do Nome não é só comemorado aqui não...

No meu caso, sendo brasileira e grávida de um tcheco, tive a preocupação de escolher um nome para meu miminko(olha a palavrinha de novo, neném/bebê em tcheco, é muito fofo, né?) que possa ser falado no Brasil sem problemas, porque há uns nomes tchecos que seriam um obstáculo para minha família pronunciar ahaha, imagina:



Bedřich

Blažej

Bořivoj

Čeněk 

Drahoslav

Evžen

Jáchym

Jiří

Přemysl

Řehoř 

Tudo bem, essa lista eu exagerei na estranheza, há nomes mais comuns para nós rsrsr, como Bruno, Martin, Hugo, Filip, etc. E há as versões, como: Jan é João, Jiří é George, Petr é Pedro.

E para o meu miminko, a escolha foi tchan tchan tchan:

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


<3 



Gostaram? O fofo é que o Dia do Nome de Oliver é em outubro, o mesmo mês que eu faço aniversário own..

2 comentários:

  1. Olá Roberta. Primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo bebê. Que ele encha de alegria seu lar e traga muito brilho pra você e sua família.

    Bem , eu estava buscando por livros português x tcheco no google e parei no seu blog. O motivo é simples: pretendo me mudar muito em breve para Praga.

    Sou músico (na verdade DJ) e desde 2010 vou costumeiramente fazer shows na República Tcheca. Desde o primeiro dia, em 2010, que cheguei na cidade me senti em casa. Talvez como nunca me senti no Rio de Janeiro. Desde então venho pensando em me mudar e tentar uma nova vida em terras tchecas. Sempre colocava um empecilho.... primeiro porque não ia ficar longe da família. Então perdi meus pais. Depois porque estava bem no Brasil. Trabalhando e ganhando o suficiente para ter uma vida confortável. Agora não mais acontece isso. A crise afetou muito fortemente o setor do entretenimento.

    Já passei períodos de quase 30 dias em Praga. Viajei por várias cidades e me encantei pelo país, pela estrutura, pela arquitetura, pela história, só não me encantei muito pelo clima (isso tenho que confessar).

    Eu gostaria de perguntar a você , que já está a bastante tempo por aí, como é morar por ai? É muito difícil se adaptar a uma língua tão esquisita? É possível aprender a lingua sozinho? Como os tchecos tratam estrangeiros (não turistas, pois os turistas eles tratam bem) ? E o custo de vida, é alto (levando em consideração salário mínimo x custo de moradia e transporte) ?

    Existe alguma “comunidade brasileira” em Praga?

    Desculpe por uma enxurrada de perguntas. Mas você tem feito tantos posts ... talvez possa ter um tempinho para ajudar um cara que está com as malas na mão , tomando coragem de ir.

    A proposito temos um mesmo dia do nome... já que imagino que “Roderik” seja uma variação tcheca de Rodrigo ... que é de origem germânica: Hrodrich. :D


    De qualquer forma muito obrigado. Vou ler mais posts aqui.
    Mais uma vez parabéns pelo bebê e um abraço no marido tcheco!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Estou lendo hoje (16/10/2015) e o Oliver deve estar completando um aninho ... sentadinho, agarrando os brinquedinhos e babando muito!! Que legal. Parabéns à ele,e a mamãe também, que faz aniversário bem pertinho.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!