quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cervejaria Pilsen

Você já sabe que cerveja por aqui é coisa séria. Já ouviu sobre o tal do pão líquido, né? Para os amantes da cerveja um passeio imperdível é visitar uma das cervejarias mais badaladas da República Tcheca: a Cervejaria Pilsen, que fica na cidade de mesmo nome (Plzeň, em tcheco), onde foi criada a cerveja que levou o nome: tipo Pilsen, ainda no século 19.

A cidade é também interessante, então dá para combinar um passeio na cervejaria e na cidade.

A Cervejaria Pilsen

O nome oficial da cervejaria é Pivovar Prazdroj e eles fabricam outros tipos e marcas além da Pilsen Urquell: Gambrinus, Kozel, Radegast, Birell (sem álcool), Master e Primus. Funcionam visitas guiadas constantemente, com duração de 100 minutos, além do tcheco( custa 150 coroas), tem em inglês, italiano, russo, espanhol e francês (nessas línguas custa 199 coroas).

Vale muito a pena, você conhece todo o processo de fabricação, engarrafamento e a história da cervejaria, no fim uma degustação da bebida tirada diretamente dos barris. O cheiro do cozimento fica por toda parte...O método de cozimento é o mesmo desde 1842, mas o moderno é bem visto por lá também, máquinas engarrafam 120 mil unidades por hora, a cervejaria exporta para vários países.

Para quem quer ir mais adiante pode treinar por três horas como encher as canecas de cerveja, com direito até a certificado.


Portão de entrada da Cervejaria Pilsen

Placa de informação na entrada da cervejaria
Cervejaria Pilsen - pátio de entrada
Já faz um tempo que eu fui lá, na verdade em 2013, fiz uma viagem de um dia de Praga para Pilsen de ônibus, como tudo aqui é muito perto essas day trips funcionam bem ;)) São apenas 90 km de Praga, fui com a agência de ônibus http://www.studentagency.cz/. Por isso, mesmo se você não passar tanto tempo no país e amar cerveja dá para encaixar um dia e fazer o passeio.

Outra dica é almoçar no próprio restaurante dentro da cervejaria, porém no dia que eu fui estava fechado para o público por causa de um evento particular, mas não foi problema, almoçamos na cidade.

Quem quer levar lembrancinhas da visita tem a lojinha de souvenir com camisas, jaquetas, canecas, cervejas em garrafa, e outras cositas mas...

Seguem umas fotos da minha visita...


120 mil garrafas por hora...

Eu ;) 2013

Os apreciados barris de madeira...



Grupo visitando a cervejaria

Exposição permanente de ingredientes da cerveja

Funcionário começando a servir...


Site oficial: http://www.prazdroj.cz/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!