Sobre mim

Eu? Roberta Clarissa Leite...Tenho uma TPM sem igual e posso ser amavelmente doce como insuportável, depende do meu humor(durante a dita cuja da TPM, calma rsrsrs). Tenho dois nomes e por isso às vezes sou mais Roberta e em outras situações mais Clarissa, porém elas se completam, brigam e no final se unem, até porque logo depois vem o Leite, e esse é de poesia, das bandas do sertão, acaba abrandando tudo.

Amo logo após acordar tomar café com leite e olhar o sol (ou neve) batendo de leve no jardim. Converso muito comigo mesma, meu mundinho é de livros, poesias e música, vinho e inspirações inusitadas, adoro recitar poesia e me perder em divagações depois de uns goles de alguma bebida preciosa.

Sou formada em Comunicação Social, habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Pernambuco e me apaixonei de cara pelo rádio, trabalhei 10 anos como apresentadora e produtora radiofônica, tive meu programa, espaço regional no qual eu encantava os ouvintes com a poética dos cantadores de viola nordestinos. Lancei um livro reportagem: "Voz do Sertão - um desafio no repente", Edições Bagaço, dirigi e apresentei um documentário "Nordeste que Rima", este trabalho foi premiado pelo Ministério da Cultura, em 2010. Recebi outro prêmio, desta vez pelo meu projeto Museu de Emigração Tcheca para o Brasil, pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museu.

Fiz Jornalismo na Faculdade Maurício de Nassau. Fiz intercâmbio na Inglaterra, em Cambrigde e disse para mim mesma que nunca moraria na Europa, pois é, pasme! Reconheço a inegável beleza, tradição, riqueza cultural, organização do povo de cá, mas minha experiência me deu um quê de...pera aí!? Algo sobre aquela frieza que escutava e não dava atenção... Deixa para lá! Descobri que a gentileza é uma riqueza maior e que em um mundo sem ela, fica tudo cinza!

Já escrevi demais! Vamos resumir, vai lá!

Conheci um tcheco - Tomas - que me fez reconhecer: "Depois de ter você, poetas pra quê? Depois de idas e vindas, viagens por aí, decidimos ficar juntos pra valer, me casei em 2012 em Praga e por aqui estou até hoje.

Ah, ia esquecendo, tenho cabelo cacheado e odeio chapinha!

Olha eu aí, em um show de João Bosco na cidade Ceské Budejovice, ano passado.






8 comentários:

  1. Olá Roberta, muito bom dia,

    Sou Natalia Perazzo, responsável do minube Brasil (www.minube.com.br). Uma web e app de viagens que conta com mais de 1 milhão de usuários, que recomendam lugares bem legais (restaurantes, atrações, hoteis...) e contam um pouco da suas experiências aventureiras.
    Entro em contato porque encontramos o seu blog e gostamos muito do seu material. Então resolvemos te propor uma oferta de colaboração.

    Se estiver interessada, por favor, entra em contato conosco através do natalia@minube.com

    Um grande abraço e esperamos sua resposta.

    ResponderExcluir
  2. Roberta me encanto com sua coragem e disposição em ter ido ao mundo mesmo conhecer novas oportunidades. Estou a pesquisar muito sobre a República Tcheca há alguns meses, mas me carece contatos mais claros para esclarecer as minhas dúvidas. Trabalho aqui no Brasil e tenho minha vida razoavelmente o normal mesmo estável falando. E pretendo me mudar de país em uma previsão de mais ou menos uns 4 anos, devo me preparar como o idioma,cultura,conhecer a cidade antes como turista,e também preparar financeiramente. E me encanta toda a República Tcheca com sua cultura e segurança pública. Mas minha dúvida é a seguinte, conseguiria um visto de residente permanente ai eu comprando um imóvel na cidade mais a comprovação de renda para se manter e de toda documentação solicitada, como também uma base no idioma oficial uhmm.. dá certo ou não comprando um imóvel ai facilitaria meu visto de residente permanente, ( obs . no caso eu não iria com visto de estudante e nem trabalho pois tenho algumas casas alugadas aqui no Brasil e me preparia ainda mais daqui a 4 anos, para aumentar a renda e ter como comprovar o meio de renda para viver ai na cidade, como extratos bancários e contas )... Queria saber de você.Obrigada e beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol, obrigada por visitar o blog :) Como você tem um planejamento, seria interessante ir para a República Tcheca como turista, você tem direito a 90 dias de permanência, tempo que dá até para fazer um curso de tcheco. Assim você poderia inclusive tirar suas dúvidas diretamente nas consultas sobre imigração. A compra de um imóvel não implica diretamente na aceitação do visto, claro que ajuda, mas não dá para afirmar que ao comprar um imóvel você consegue o visto. É uma grande decisão que precisa ser analisada de perto. Você pode também tentar falar com alguém do consulado em SP ou da Embaixada Tcheca em Brasília. Boa sorte!

      Excluir
  3. Roberta me encanto com sua coragem e disposição em ter ido ao mundo mesmo conhecer novas oportunidades. Estou a pesquisar muito sobre a República Tcheca há alguns meses, mas me carece contatos mais claros para esclarecer as minhas dúvidas. Trabalho aqui no Brasil e tenho minha vida razoavelmente o normal mesmo estável falando. E pretendo me mudar de país em uma previsão de mais ou menos uns 4 anos, devo me preparar como o idioma,cultura,conhecer a cidade antes como turista,e também preparar financeiramente. E me encanta toda a República Tcheca com sua cultura e segurança pública. Mas minha dúvida é a seguinte, conseguiria um visto de residente permanente ai eu comprando um imóvel na cidade mais a comprovação de renda para se manter e de toda documentação solicitada, como também uma base no idioma oficial uhmm.. dá certo ou não comprando um imóvel ai facilitaria meu visto de residente permanente, ( obs . no caso eu não iria com visto de estudante e nem trabalho pois tenho algumas casas alugadas aqui no Brasil e me preparia ainda mais daqui a 4 anos, para aumentar a renda e ter como comprovar o meio de renda para viver ai na cidade, como extratos bancários e contas )... Queria saber de você.Obrigada e beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberto Clarisa! Achei muito bom seu blog ! Estava pesquisando o que existia na web sobre Marianské Laszne e acabei me deparando com seus posts sobre a terra dos tchecos ! Vivi 5 anos por ai, na época em que era Tchecoslovaquia e estudei a lingua tcheca em Marianske Lazne ! Um dos estudantes brasileiros que foi comigo na mesma turma vive até hoje ai em Praga, meu ``irmão`` Ruy Alves ! Parabens pelos textos !

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo, que interessante essa sua experiência! Fiquei curiosa pra saber como foram esses 5 anos, caso tenha interesse em escrever um artigo sobre sua vivência nesta época, vou ter o prazer de publicar. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberta. Muito obrigada por compartilhar sua experiência no post http://www.brasileiraspelomundo.com/republica-tcheca-casando-em-praga-fevereiro-591012589! Foi lá que te "achei" :-) e também deixei um comentário, mas depois vi que você tem um site e portanto, estou também deixando o comentário aqui!

    Eu me casei com um tcheco em 2008, mas nunca vivemos na Republica Tcheca, mas agora que meu filho mais velho vai começar o primário, estamos considerando a opção de viver em Praga. Eu estou um pouco preocupada com a minha própria adaptação e integração tanto à nível cutural como climático. Conheci meu marido em 2004 nos EUA, posteriormente vivemos na Australia por 4 anos e nos últimos 5 anos vivemos em Andorra. Não sou marinheira de primeira viagem 🙂 e sei muito bem que a flexibilidade é necessária na adaptação de um novo lugar, porém, as circunstâncias agora são bem diferentes, pois tenho dois filhos e isso implica em outras questões burocráticas e culturais. Apesar de conhecer e conviver com a cultura tcheca, pois vamos todos os anos na Rep. Tcheca visitar a família do meu marido e vice-versa, e de ter conhecimento geral da cultura, eu tenho alguns receios sobre as questões culturais. Gostaria de saber se você tem filhos e como está sendo criar seus flhos aí? Você tem contato com outros brasileiros em Praga casados com Tchecos e que tenham filhos?

    Vamos estar o mês de julho de 2017 na República Tcheca e se possível, gostaria de conhecer brasileiros com filhos vivendo em Praga para me dar um feedback sobre como é viver em Praga no dia a dia (escola, atividades extra-curriculares e etc). Desde já agradeço o seu feedback e/ou qualquer informação relacionada ao tema. Um abraço.
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, eu acho que você tem tudo pra se adaptar, talvez o maior obstáculo será a língua, não sei se você já fala, mas é essencial aprender, quando eu comparo o antes e depois, agora que falo bem é um aumento de oportunidades, tenho amigos que só falam tchecos etc, posso resolver minhas coisas sozinha. Temos um filho de dois anos, e eu tenho uma menina de 17 anos, que teve problemas em se adaptar no início, mas agora ama Praga.
      Você pode encontrar brasileiros na página do facebook 'Brasileiros em Praga" https://www.facebook.com/groups/295252407154336/. No momento estou em Praga, mas por causa do trabalho do meu marido, estamos vivendo temporariamente da Jordânia, aqui só férias.
      Abraços

      Excluir

Fique à vontade para comentar!