terça-feira, 26 de maio de 2015

Um passeio em Štramberk

Hoje eu trago mais uma dica do que ver na República Tcheca, no tema Vá além de Praga aqui do blog. A cidade é Štramberk, é conhecida como o "Presépio da Morávia", é um daqueles lugares que parece uma maquete, casinhas históricas, ruínas de castelo, ruas estreitas, tudo muito fofo e aconchegante.

Stramberk, bela cidade tcheca
A fundação data de 1359 e foi construída pelo filho do rei Tcheco João de Luxemburgo, Jan Jindřich de Luxemburgo (1322-1375). ele foi irmão do famoso rei Carlos IV.

As orelhas de Štramberk

Houve uma batalha entre os cristãos de Štramberk e soldados da Mongólia em 1241, em homenagem à vitória dos cristãos até hoje a cidade fabrica um doce em forma de orelhas, é isso mesmo, orelhas! Quando os tátaros (que foram dominados pelos Mongóis no século XIII) atacaram a cidade, eles cortavam as orelhas dos derrotados, após a batalha foram encontrados vários sacos cheios de orelhas em sal, as orelhas eram para serem enviadas ao rei tártaro Khan como prova de vitória, porém o final foi diferente.


As orelhas de Stramberk - placa de uma das lojinhas

O que ver em Štramberk

Área de conservação e suas casas de madeira

Simplesmente andar pela cidade e descobrir suas ruazinhas já é uma atração imperdível, isso porque você vai ver umas casas de madeiras históricas que datam dos séculos XIX e XX e são parte da área de conservação da cidade. Como Štramberk é localizada em uma área montanhosa, tem um sobre e desce de ladeiras, o que faz a vista ser ainda mais bonita.

Ruas de Stramberk e suas casas históricas de madeira

Casas de Stramberk


Ao fundo a velha torre da Igreja de São Bartolomeu
As ruínas do castelo de Štramberk

Basicamente aqui você verá a torre cilíndrica chamada de Trúba, ela tem 40 metros e você pode subir pelas escadarias e ter uma vista geral da cidade. Ela servia de ponto de observação para avistar invasores. Ao redor do local há ainda ruínas de muralhas do castelo que não mais existe.

Trúba e ruínas do castelo

Vista do alto da torre Trúba
Caverna Šipka


Um pouco fora do centro tem um campo arqueológico e uma caverna, é um bom local pra tirar fotos, a primeira foto do post foi feita daqui.

Caverna Spika

Igreja de João Nepomuceno

É uma igrejinha barroca de 1721, fica bem em frente a pracinha da cidade, onde tem também uns restaurantes bem legais, ótimos para um almoço típico e uma cerveja tcheca.

Igreja de João nepomuceno

Na pracinha no centro, tem ainda o museu Zdeněk Burian. Burian foi um artista e ilustrador tcheco e suas obras foram dedicadas a gravuras principalmente com figuras da pré-história e de aventuras, tem uns filmes tchecos feitos  a partir de seus desenhos e fez parte da infância de muitos tchecos, como do meu marido que lembra bem como o filme mexia com a imaginação das crianças e que pra época era um verdadeiro avanço cinematográfico. Ele passou parte da vida na cidade e usou também os cenários locais para ilustrar seus trabalhos.

Pracinha da cidade :)
As orelhas das quais falei no começo do texto podem ser compradas em pacotes e são bem legais para levar como lembranças, são docinhas, parece com biscoitos.

As orelhas de Stramberk à venda em pacotes

Transporte: são cerca de 4h30 de Praga, (saindo da estação principal - Hlavní nádraží) para Štramberk de trem, infelizmente sem viagem direta, tem pelo menos uma troca de trem durante a viagem.

Vale a pena combinar a visita com um passeio no Valašské Museu na natureza (Valašské muzeum v přírodě), é uma cidade-museu com as casas de madeira que você viu aqui no artigo, todas mobiliadas como nos séculos passados e dentro de um cenário natural de fazendas, como uma cidade cenográfica, divida em quatro partes, falo dela depois senão eu e você ficaremos cansados de tanta informação, beijos!


4 comentários:

  1. Olá Roberta! Parabéns pelo blog! Estou indo para Praga/Viena/Berlim semana que vem. Como está o tempo por aí? Estou na maior dúvida para fazer a mala... Agradeço desde já! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dora! Obrigada pela visita no blog! Já posso dizer que o calor chegou em Praga ( demorou um pouco) mas agora estamos com 25 a 29 graus durante o dia, à noite esfria um pouquinho, mas nada demais, cai para uns 19 graus. Não é difícil chover também, mas são chuvas rápidas, a maior parte do tempo nessas ultimas semanas é de sol forte :) Boa viagem!!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!