terça-feira, 19 de maio de 2015

Cozinha vietnamita em Praga

Você sabia que existe um pedaço do Vietnã em Praga? Pois é, algo bem peculiar, um mundinho dos vietnamitas em Praga. Um dos maiores números de imigrantes na República Tcheca é de vietnamitas.

Quando você anda pela cidade e ver umas lojinhas de alimentos/engarrafados/bebidas chamadas 'Potraviny", são eles que estão lá ( tem gente que pensa que são chineses), é um dos principais negócios deles por aqui. Como consequência da presença deles no país têm muitos restaurantes com cozinha do Vietnã, e é claro, vale a pena provar, até porque é original, feita por eles mesmos.

Também é possível comprar ingredientes diversos do Vietnã em um grande centro de compra chamado SAPA, um verdadeiro pedaço do Vietnã em Praga, lá é uma mini cidade com escolas, lojas, supermercados, salões de beleza e restaurantes, tudo gerenciado por eles, é chamado até de mini Hanoi.

Os vietnamitas compõe o terceiro maior grupo de estrangeiros no país, o primeiro é de ucranianos, seguidos de eslovacos. Depois dos vietnamitas vem os russos, que são também em grande número, inclusive como turistas. Dá uma olhada:

Fonte: Český statistický úřad (ČSÚ)

Mas por que veio tantos vietnamitas para o país? Acordos políticos na época da Tchecoslováquia comunista, vinham muitos trabalhadores com a ideia de aprender um ofício e voltar, mas o que aconteceu é que muitos acabaram permanecendo no país, diga-se de passagem, não há muita relação entre tchecos e vietnamitas, são dois mundos em um mesmo espaço por aqui, dificilmente você vai em um pub  e vê vietnamitas sentados a mesa com tchecos. Mas aí é assunto pra outro post, né?

Vamos voltar ao tema:  comida \0/

Bem, não é difícil andar por Praga e achar um restaurante com cozinha do Vietnã, a oferta é grande. Vou mostrar para você hoje umas delícias do Pho Viet Ostrovní, foi um dos mais recentes que fui e aprovei ;))))

Dá uma olhada comigo e veja o que você não deve perder a oportunidade de provar:

1- Provar uma entrada conhecida de nós, os rolinhos primavera, servidos com molho agridoce, aqui chamado de závitky.



2 - Provar a famosa sopa PHO BO



3 - Provar os  espetinhos de carne de boi com amendoim e molho doce hummmmmmmm



4 - Provar os enroladinhos de arroz com recheios diversos como carnes e legumes...



5 - Provar o café típico dos vietnamitas servido com nada mais do que o nosso AMADO leite condensado!!!


O  café é coado na hora, neste aparatozinho ai e cai na xícara quentinho sobre o leite condensado, gostou?

Site oficial: http://www.phovietpraha.cz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!