Domažlice fica na região de Pilsen ( lembra da cervejaria?), a uns 150 km de Praga. Quando fui visitar esta cidade, numa viagem de um só dia, tinha um festival tradicional, na verdade estávamos (eu e marido) indo para České Budějovice para dois dias para ver o show de João Bosco, foi massa porque deu para fazer esse combinado do show e do festival de Domažlice, chamado de Chodské slavnosti, onde eu vi danças e músicas folclóricas (destaque para os instrumentos), provei comidas típicas e a cerveja local \o/ Ele se repete todo mês de agosto. Vale muito a pena, além da feira com produtos artesanais, cerâmicas, rendas e muito artesanato.
Olha um vídeo da propaganda do festival, está em tcheco, mas mesmo se você não entende vale pelas imagens ;)
Agora é bom saber um pouco do passado da cidade: a pequena cidade existe desde o século XIII e servia para proteger a fronteira com a Bavária, região alemã. As disputas de terras foram fortes por aqui e Domažlice pertenceu à Bavária entre os anos 1331 a 1419, porém não continuadamente.
Durante a guerra dos Hussitas, houve a expulsão dos alemães e os habitantes que permaneceram foram predominantemente tchecos.
O que ver em Domažlice
Domažlické náměstí - Praça Domažlice
A praça domina o centro da cidade e nela que você vê uma série de casarios históricos, como é sempre muito comum no país em geral, uma bela mostra da arquitetura barroca, renascentista e também rococó, ou seja, uma mão cheia para quem curte arquitetura de diferentes épocas e escolas. A praça se espalha em linha reta, com casas de um lado e de outro em fileiras. Bonito também é andar próximo às arcadas.
Praça de Domažlice, neste dia tinha uma feirinha típica |
Praça de Domažlice, vista da torre |
É um resquício da fortificação da cidade do século XIII, A aparência atual é resultado de uma reforma feita em 1905.
O portão e celebrações culturais |
Essa igreja fica bem no centro da praça e sua torre cilíndrica se destaca na paisagem, antes a torre não pertencia à igreja e tinha como função um local de vigia da cidade.
Parte interna da igreja |
São tabernas construídas perto de restos das muralhas que ainda contam um pouco do passado da cidade, com suas fortificações para afastar os invasores.
Hradby městského opevnění - Muralha da Cidade
Restam duas portas que faziam parte da muralha, datam do início da construção da cidade. É possível ver alguns fragmentos da muralha e fossos que foram preservados.
Chodský hrad v Domažlicích - Castelo Chodský em Domažlice
Hoje o castelo é na verdade um museu, O castelo fou fundado juntamente com a cidade pelo rei tcheco Přemysl Otakar II. Sofreu um grande incêndio em 1592 que o colocou abaixo, anos depois passou por várias reformas, sendo a última em 1830 resultando em sua forma atual. Não entrei porque como falei fui só de passagem pela cidade por causa do festival, mas ainda quero voltar.
Castelo de Domažlice |
Agora uns cliques do festival.
Além de música e danças típicas, tem um doce típico da região chodský koláč, é feito do tamanho de uma pizza (mas de pizza só tem o tamanho e a forma rs), coberto com queijo cottage, sementes de papoula, marmelada ou frutinhas locais, uma delícia...aqui uma fatia prestes a ser devorada...
Doce tcheco típico da região - chodský koláč |
legal! e a cerveja la?
ResponderExcluir