segunda-feira, 1 de junho de 2015

Um passeio em Domažlice

Vamos passear em mais uma cidadezinha tcheca? Vem comigo hoje até Domažlice!

Domažlice fica na região de Pilsen ( lembra da cervejaria?), a uns 150 km de Praga. Quando fui visitar esta cidade, numa viagem de um só dia, tinha um festival tradicional, na verdade estávamos (eu e marido) indo para České Budějovice para dois dias para ver o show de João Bosco, foi massa porque deu para fazer esse combinado do show e do festival de Domažlice, chamado de Chodské slavnosti, onde eu vi danças e músicas folclóricas (destaque para os instrumentos), provei comidas típicas e a cerveja local \o/ Ele se repete todo mês de agosto. Vale muito a pena, além da feira com produtos artesanais, cerâmicas, rendas e muito artesanato.
Olha um vídeo da propaganda do festival, está em tcheco, mas mesmo se você não entende vale pelas imagens ;)



Agora é bom saber um pouco do passado da cidade: a pequena cidade existe desde o século XIII e servia para proteger a fronteira com a Bavária, região alemã. As disputas de terras foram fortes por aqui e Domažlice pertenceu à Bavária entre os anos 1331 a 1419, porém não continuadamente.
Durante a guerra dos Hussitas, houve a expulsão dos alemães e os habitantes que permaneceram foram predominantemente tchecos.

O que ver em Domažlice

Domažlické náměstí - Praça Domažlice

A praça  domina o centro da cidade e nela que você vê uma série de casarios históricos, como é sempre muito comum no país em geral, uma bela mostra da arquitetura barroca, renascentista e também rococó, ou seja, uma mão cheia para quem curte arquitetura de diferentes épocas e escolas. A praça se espalha em linha reta, com casas de um lado e de outro em fileiras. Bonito também é andar próximo às arcadas. 

Praça de Domažlice, neste dia tinha uma feirinha típica

Praça de Domažlice, vista da torre

Dolejší brána náměstí - Portão da Praça

É um resquício da fortificação da cidade do século XIII, A aparência atual é resultado de uma reforma feita em 1905. 

O portão e celebrações culturais

Kostel Narození Panny Marie - Igreja Natividade de Santa Maria

Essa igreja fica bem no centro da praça e sua torre cilíndrica se destaca na paisagem, antes a torre não pertencia à igreja e tinha como função um local de vigia da cidade.


Parte interna da igreja
Historické domy ve Vodní ulici - Casas históricas na rua Vodní

São tabernas construídas perto de restos das muralhas que ainda contam um pouco do passado da cidade, com suas fortificações para afastar os invasores.

Hradby městského opevnění - Muralha da Cidade

Restam duas portas que faziam parte da muralha, datam do início da construção da cidade. É possível ver alguns fragmentos da muralha e fossos que foram preservados. 

Chodský hrad v Domažlicích - Castelo Chodský em Domažlice

Hoje o castelo é na verdade um museu, O castelo fou fundado juntamente com a cidade pelo rei tcheco Přemysl Otakar II. Sofreu um grande incêndio em 1592 que o colocou abaixo, anos depois passou por várias reformas, sendo a última em 1830 resultando em sua forma atual. Não entrei porque como falei fui só de passagem pela cidade por causa do festival, mas ainda quero voltar. 

Castelo de Domažlice

Agora uns cliques do festival.




Além de música e danças típicas, tem um doce típico da região chodský koláč, é feito do tamanho de uma pizza  (mas de pizza só tem o tamanho e a forma rs), coberto com queijo cottage, sementes de papoula, marmelada ou frutinhas locais, uma delícia...aqui uma fatia prestes a ser devorada...

Doce tcheco típico da região - chodský koláč

Um comentário:

Fique à vontade para comentar!