terça-feira, 22 de abril de 2014

Žleby - escolha seu castelo!

Hoje eu trago mais um passeio dentro das postagens Escolha seu castelo!

Um passeio que não toma muito tempo, saindo de Praga - partindo de trem de Hlavní Nadrazi até Čáslav (uma hora e meia) e então trocando de trem em Čáslav em direção a Žleby (somente três paradas).


Esse trem da foto é bem pequeno, é o que leva os passageiros de Čáslav até Žleby, como são somente três paradas, num piscar de olhos você está lá ;)

A sua passagem inclui todo o trajeto de Praga a Žleby, paguei 300 CZK por dois tíckets (uns 30 reais).




Logo da estação de Žleby você avista a torre do castelo. Seguindo a direção da torre você anda uns 10 minutos e chega lá.




Essa é a Região de Kutná Hora, destino também muito conhecido da República Tcheca. Aliás fica bem perto.



A estação é bem pequena e o lugar não é tão turístico. Vale a pena porque o castelo é lindo e a área verde ao redor dele é enorme e ótimo para quem gosta de relaxar e tirar fotos.








O castelo de Žleby data de 1289 e era originalmente de arquitetura Gótica, pertenceu a família Lichtenburk. Posteriormente foi transformado em uma mansão Barroca e Renascentista, como de costume com a história desses castelos - eles sofrem inúmeras mudanças, às vezes, coincidindo com o desejo da família que o possuiu ou seguindo as modas de cada tempo.

Žleby - entrada do castelo

Ele foi destruído durante a Guerras dos Hussitas no século 15. Em meados do século 19 Žleby foi transformado em um exemplo de arquitetura neo-Gótica e Romântica. O proprietário que mais se destacou foi Vicent Karel Auersperg, cujas principais mudanças foi o responsável. Há ricas coleções de espadas, armaduras, porcelanas e quadros dentro dos aposentos do castelo, inclusive peças turcas e árabes, resultado das viagens do dono do castelo.

Andando ao lado do castelo, uma das torres

3 blocos de visitação, cada um com uma hora de duração em média. Não há guia em inglês, somente um guia informativo escrito em inglês sobre cada aposento. Não é possível tirar foto no interior do castelo, infelizmente. Então eu acabei comprando uns postais, logo eu que amo fotos!

Cartão-postal







Durante a visita você percorre vários aposentos, todos mobiliados como se a família de Auersperg estivesse ainda morando lá. Mesas postas com belas porcelanas, quartos perfeitamente decorados e muitas obras de arte.

O que me chamou a atenção foram as paredes cobertas com couro. O couro era trabalhado com detalhes e símbolos como o brasão da família.



O parque que circunda o castelo oferece esta vista aqui embaixo, olha só que tranquilidade.




Mais informações no site do castelo: http://www.zamek-zleby.cz/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!