Um passeio que não toma muito tempo, saindo de Praga - partindo de trem de Hlavní Nadrazi até Čáslav (uma hora e meia) e então trocando de trem em Čáslav em direção a Žleby (somente três paradas).
Esse trem da foto é bem pequeno, é o que leva os passageiros de Čáslav até Žleby, como são somente três paradas, num piscar de olhos você está lá ;)
A sua passagem inclui todo o trajeto de Praga a Žleby, paguei 300 CZK por dois tíckets (uns 30 reais).
Logo da estação de Žleby você avista a torre do castelo. Seguindo a direção da torre você anda uns 10 minutos e chega lá.
Essa é a Região de Kutná Hora, destino também muito conhecido da República Tcheca. Aliás fica bem perto.
A estação é bem pequena e o lugar não é tão turístico. Vale a pena porque o castelo é lindo e a área verde ao redor dele é enorme e ótimo para quem gosta de relaxar e tirar fotos.
O castelo de Žleby data de 1289 e era originalmente de arquitetura Gótica, pertenceu a família Lichtenburk. Posteriormente foi transformado em uma mansão Barroca e Renascentista, como de costume com a história desses castelos - eles sofrem inúmeras mudanças, às vezes, coincidindo com o desejo da família que o possuiu ou seguindo as modas de cada tempo.
Žleby - entrada do castelo |
Ele foi destruído durante a Guerras dos Hussitas no século 15. Em meados do século 19 Žleby foi transformado em um exemplo de arquitetura neo-Gótica e Romântica. O proprietário que mais se destacou foi Vicent Karel Auersperg, cujas principais mudanças foi o responsável. Há ricas coleções de espadas, armaduras, porcelanas e quadros dentro dos aposentos do castelo, inclusive peças turcas e árabes, resultado das viagens do dono do castelo.
Andando ao lado do castelo, uma das torres |
Há 3 blocos de visitação, cada um com uma hora de duração em média. Não há guia em inglês, somente um guia informativo escrito em inglês sobre cada aposento. Não é possível tirar foto no interior do castelo, infelizmente. Então eu acabei comprando uns postais, logo eu que amo fotos!
Cartão-postal |
Durante a visita você percorre vários aposentos, todos mobiliados como se a família de Auersperg estivesse ainda morando lá. Mesas postas com belas porcelanas, quartos perfeitamente decorados e muitas obras de arte.
O que me chamou a atenção foram as paredes cobertas com couro. O couro era trabalhado com detalhes e símbolos como o brasão da família.
O parque que circunda o castelo oferece esta vista aqui embaixo, olha só que tranquilidade.
Mais informações no site do castelo: http://www.zamek-zleby.cz/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar!