segunda-feira, 16 de março de 2015

Tábor

Tábor é uma cidade no sul da República Tcheca, sul da Boêmia. Fica apenas a 80 km de Praga. Escolhi esse destino para passar o final de semana passado e me surpreendi com a beleza. A cidade descansa próximo ao rio Lužnice e foi construída no século 15 pelos Hussitas.

sul da boêmia
Tábor - foto tirada da Torre Gótica
A história de Tábor está intimamente ligada ao movimento, cujo nome vem de Jan Hus (herói tcheco queimado a mando da igreja católica por heresia), daí "hussitas". Eu ainda lembro das minhas aulas de história quando estudei sobre os Hussitas e por isso visitar a cidade foi como abrir um livro real. Eles começaram a lutar contra a roubalheira da Igreja Católica e ao construir Tábor acreditavam ser o começo de um novo mundo com igualdade social, bem diferente do que a Igreja exercia. O lago da cidade também foi batizado com o nome bíblico Jordan.

Arquitetura na praça Žižka
Até o nome da cidade foi escolhido de acordo com a bíblia, Tábor é uma montanha citada na bíblia ou Monte Tábor.

Conhecendo Tábor

A parte histórica, que faz parte da lista da UNESCO, é pequena e bela. Tábor foi construída em uma área elevada, a mais de 400 metros acima do nível do mar. Por falta de espaço é fácil notar como as ruas são enviesadas, tortas e estreitas, o que a deixa ainda mais interessante. Há muitos becos, passagens e ruelas com casarios que te levam à um capítulo medieval da história.

Ruas de Tábor
Para mim pareceu um passeio em um labirinto arquitetônico, se assim posso definir.

Ruas estreitas de Tábor
A Praça Žižka é o centro do sítio histórico, lá está a estátua de Jan Žižka, líder dos hussitas. Bem próximo você vê a Torre Gótica, a Igreja da Convenção do Senhor do Monte Tábor (Děkanský kostel Proměnění Páně na hoře Tábor). A torre é aberta e através de uma escada estreita e íngreme você alcança o topo.  A vista de lá de cima vale a pena o esforço, inclusive de até ter passar por baixo de um sino enorme no meio da subida, somente bem agachado você consegue!

Lá do topo da torre...
Ainda na Praça há o museu dos Hussitas onde é possível desvendar a história do movimento e da cidade ao mesmo tempo.

Cena no museu dos Hussitas - Tábor
A visita do museu inclui também um passeio pela cidade subterrânea de Tábor, imperdível!

Achava-se inicialmente que que esta parte foi escavada para servir de fuga ou esconderijo nas batalhas, mas na verdade foi à procura de água, um grande problema da cidade no passado. Depois, como não foi possível acha-la, os corredores subterrâneos foram usados para armazenar cerveja, lá embaixo a temperatura é baixa, comidas, e depois foi esquecido. Hoje é ponto turístico e, o engraçado é que no fim de alguns pontos há escadarias que levam para algumas casas da praça.

Tábor, passeio pelos caminhos subterrâneos

Outro ponto de interesse é a Torre Kotnov. Trata-se de ruínas de um castelo, perto da muralha que servia de fortificação da cidade.


Castelo Kotnov - Tábor


Casas burguesas de Tábor
Em uma rua a metros do centro estão as Casas Burguesas, uma preciosidade arquitetônica de grafites sobre cimento.

Quem vai com crianças ainda pode visitar o Museu dos Brinquedos Lego e o Museu do Chocolate, há também um passeio subterrâneo assombrado.

Acho que o sul do país mostra um ar maior de riqueza, Tábor é uma cidade super pequena porém é cheia de bons restaurantes, não são as típicas pubs tchecas cheias de fumaça de cigarro, são restaurantes bem decorados, com comida tcheca e internacional, esta na maioria dos casos italiana. No centro histórico há pousadas bem aconchegantes, como a http://www.staromestsky-penzion.com/, diária para casal com café da manhã sai por apenas 1.100,00 coroas tchecas.

Sai trens da Estação Central de Praga direto para Tábor, a viagem dura cerca de 1h30.

Enfim, um dia é suficiente para ver o centro histórico, mas vale muito a pena esticar um fim de semana :))

Página oficial: http://www.taborcz.eu/EN/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!