quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que você deve provar em Praga – Entradas, parte I

Se você é como eu, não deixa nunca de provar as comidas locais dos lugares para onde viaja, certamente um desses pratos aqui você vai provar em sua estadia pela República Tcheca. Não, por favor, não fuja para o primeiro Mc da esquina, entre em um pub tradicional e prove as comidas locais, faz parte do roteiro, lembra?

Você deve saber o quanto a cerveja é famosa por aqui, eu expliquei que é até chamada de pão líquido, não se deve estranhar que as comidas são feitas para combinar com a gelada, pera aí,  aqui não é gelada.

Então vamos hoje falar sobre as entradas, em tcheco předkrm:

Hermelín: uma das entradas mais comuns é o hermelín, assim como é chamado o camembert, eles são oferecidos de várias maneiras, para mim, o mais gostoso é os que são deixados por um tempo dentro de potes de vidros com especiarias e azeite e quando servidos são macios e com um forte sabor, esses são os "nakladený", em conserva. Ele servido fica assim, olha a foto ;)

Em algum lugar em Praga...
As linguiças de porco: também são típicas por essas bandas de cá, muito gordurosas, mas com sabor intenso, são servidas com mostarda e pão preto. As klobasas, a dita cuja em tcheco, é vendida também em barraquinhas pelas ruas. 

Essa foi em Humpolec ;)
Masová směs a topinky:  maso significa carne, é uma mistura de carnes moídas bem temperadas, picantes, com fatias de pão, geralmente vem uma cabeça de alho para você adicionar à gororoba, brincadeira, eu adoro! É uma boa pedida para tomar com cerveja porque é picante e dá sede, essa é a ideia. As topinkas são torradas de pão que são fritas no azeite ( eu espero).

prozeny.cz
Domácí tlačenka: essa eu não aprovei. Feita à base de carne, várias partes do animal são adicionadas, depois de temperada e cozinhada, usa-se caldo de carne natural, depois é colocada em uma embalagem, feita da própria pele do bicho ou plástico próprio e cozida, fica com a aparência de um salame, porém mais macio. É servida em fatias com pão, cebola e alho. Domací significa caseiro e a palavra tlačenka origina-se do verbo tlačít, que é apertar, comprimir, daí o porquê, a carne é prensada dentro do plástico. 

Preparando/ fonte: vareni.cz
Pronta para as garfadas.../Fonte: Prozeny.cz





















Bramboráky:
minha preferida! Fácil de fazer em casa também, é como uma panqueca de batatas cruas. As batatas cruas são raladas e são adicionados ovos, farinha de trigo e outros temperos, depois frita-se no óleo, pode acompanhar carne, salada ou servidas sozinha.

Essa eu provei em Litomysl, uma delícia ;)


Qual dessas entradas você já provou?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!