quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Litomyšl

Litomyšl é uma cidade de boneca, ao menos é assim que parece sua parte mais antiga. Casinhas barrocas e renascentistas estão em ambos os lados de uma extensa praça de 490 metros, uma das mais compridas do país. Basta uma caminhada por sua extensão para sentir-se em outra época, é que tudo está muito bem conservado.  

Praça de Litomyšl 
Outra sensação ao visitar Litomyšl é que a cidade tem uma ligação fortíssima com a música. A justificativa é clara, foi o berço de Bedřich Smetana, um dos maiores compositores tchecos. Em uma das extremidades da praça que leva seu nome, está a sua figura imortalizada numa escultura.

Aliás, a cidade é muito próxima da arte, várias casas tem em suas fachadas a imagem de um escritor, poeta, músico, pintor que nasceu na cidade ou adotou como destino preferido. A cidade festeja Smetana com um grande festival de música clássica. A festa acontece desde 1949 e dura cerca de 25 dias entre os meses de junho e julho, anualmente.

Quando eu cheguei à cidade, estava um frio de - 4 graus, mas o sol ainda brilhava. A surpresa foi a neve que caiu forte no segundo dia,  o que me fez tirar fotos em todos os locais novamente, porém da cidade vestida de branco, ficou linda!!!!

E a neve chegou...

O que ver em Litomyšl

Entre os casarios o mais antigo é U Rytířů, data do século 16 e, sem dúvida, se destaca entre os demais. 

U Rytířů

A casa de pedra é um exemplo belo da renascença urbana, infelizmente a parte superior não tem mais as gabletes, destruídas após um incêndio.

Uma torre fica bem no meio da praça, é a Torre Municipal, nela está um relógio de 1907, feito pelo relojoeiro Karel Adamec, ornamentado pela imagem de quatro mulheres representando as estações do ano. Para mensurar a cheia de 1781, há uma marca de ferro na parede da torre indicando até que ponto a água chegou.


O Castelo de Litomyšl é a pérola da cidade, entrou em 1999 para a afamada lista da Unesco. Fica a metros da Praça Smetana, é composto pelo Jardim Francês e o Parque Inglês. Na área do castelo há ainda um Museu dedicado às esculturas de Olbram Zoubek, esculturas lindas, vou chegar lá ;)

 

A história deste castelo volta até a Idade Média, no local existia uma basílica da Ordem Premonstratense. No século 14 se transformou no bispado da cidade, foram inúmeras transformações ao longo do século até chegar ao que vemos hoje. Essa joia renascentista pode ser apreciada por fora e por dentro(os cômodos), pena que durante fevereiro não abre para visitações, porém valeu a pena passear ao redor, toda a área externa fica aberta até às 21h.

Klášterní zahrady ou Jardim do monastério é uma área de lazer por trás do castelo. Nas paredes de pedra há caixas de som embutidas que tocam música clássica o tempo todo! É lá que estão as esculturas de Zoubek.


Jardim com as esculturas de Zoubek
Zoubek é um escultor tcheco, é autor das famosas estátuas próximas à Torre Petrin em Praga, em homenagem às vítimas do comunismo. Aqui no Jardim do Monastério elas integraram-se à paisagem, há figuras femininas e masculinas, além do seu museu que funciona em uma sala perto to castelo.

Adorei essas duas aqui:
Paseka é uma Pensão que além de estadia, é anexada ao restaurante U Sklípku e é decorada com grafites em homenagem ao artista Josef Váchal. As imagens do grafite que enfeita toda a fachada da pensão foi feita por estudantes de arte, as originais se tornaram famosa pelo livro de Váchal "Bloody Novel", que virou filme. Vale também visitar o pequeno museu com suas pinturas, o Portmoneum.



Paseka - pensão e restaurante no centro da cidade
É muito coisa interessante para se ver e aprender nesta cidade ;)

O que você achou mais interessante? Estou curiosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!