sábado, 31 de maio de 2014

Festival de Cerveja de Praga

É claro que na terra dos amantes da cerveja, um festival todinho dedicado a ela não podia faltar!! Entre muitos,  muitos eventos em que a rainha da festa é ela, a cerveja, há um principal que acontece anualmente em Praga, é o Český Pivní Festival. Hoje é o último dia da edição de 2014, acontece sempre no fim de maio e, às vezes, inclui parte do início de junho.

Eu admito que não tão grande e badalado como o Oktoberfest na Alemanha, mas não deixa de ser uma oportunidade de ver danças típicas, performances, música tcheca e provar o tema da festa, a cerveja tcheca.

Confesso que esse ano não cheguei por lá, essa foto já é velhinha rsrsrs. Quando a gente mora aqui tem cerveja para todo lado, acaba ficando um pouco comum, mas uma vez vale a pena conferir.


Em  17 dias de festival, uma grande tenda com 4 mil lugares é armada próximo a Výstaviště Holešovice, em Praga 7 e lá, mais de 100 marcas de cerveja oferecem a bebida de ouro dos tchecos. Claro que para acompanhar a famosa “pivo” há tradicionais pratos tchecos, petiscos e música ao vivo diariamente.

Durante os dias da semana o festival tem início ao meio-dia e segue até à meia-noite e nos fins de semana termina no mesmo horário, mas começa mais cedo, às 11h da manhã. A entrada é paga, são 45 coroas (preço em 2012!) para ter acesso à área do festival, para saborear a cerveja são vendidas fichinhas especiais do evento que servem como dinheiro, pelo mesmo valor da entrada cada, que é o preço da caneca vendida por lá. Caso você não use todas as filhas que comprar pode devolvê-las ao sair e receber o dinheiro de volta, isso até o limite de 5 fichas. 
Minha "tolar", lembrancinha...
Dependendo do horário que você vai pode estar cheio demais ou vazio, geralmente no fim do dia é quando as pessoas começam a lotar o espaço. Para quem gosta de vivenciar ainda um quê de sofisticação tem até área VIP, o que inclui além da área reservada, entradas frias, welcome drink e direito a 5 dias de festival, particularmente eu não acho muita diferença, desembolsar 2 mil coroas para ser VIP...



Ah, claro não podia faltar competições para quem bebe mais cerveja, e aqui a competição é por metro, pois é! Há uma bandeja onde são colocadas as canecas uma ao lado da outra em uma carreira contínua até 1 metro ou mais. Como não sou brava suficiente para fazer parte da competição, eu cairia bêbada rsrsrs, vai aí uma foto do site oficial  ;)


Como boa pernambucana eu pedi para tocar um frevo, olha eles dançando....


Brincadeiras à parte, há um atmosfera tradicional, cada garçom e garçonete veste roupas típicas e as apresentações são danças seculares de várias regiões do país. 






Site oficial da festa: http://www.ceskypivnifestival.cz/

Obs: As informações deste artigo referem-se a edição de 2012!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!