quinta-feira, 15 de maio de 2014

Karlštejn - castelo que guarda joias e o tesouro real

Depois do Castelo de Praga, o mais famosos e mais visitado sem dúvida é Karlštejn. Foi fundado em 1348 por Carlos IV. O nome desse imperador, o Rei da Boemia, aparece inúmeras vezes relacionado à construção de monumentos pelo país, ele era o cara, entende?

Karlštejn - República Tcheca

Uma viagem até o castelo é inesquecível. São apenas 30 km de distância da capital, ou seja, mesmo se você não passar muitos dias em Praga, eu recomendo. Imagine que esse castelo, enorme, foi construído com o simples objetivo de guardar as joias da realeza, o tesouro real, as relíquias sagradas...Pois é :o

Estação de trem onde você vai descer :)

Foram 20 anos até os trabalhos terminarem, boa  parte deste período supervisionado pessoalmente por Carlos IV. Sua primeira visita para supervisionar foi em 1365. Gente, como se repete sempre essa história, o castelo Karlštejn passou por inúmeras reformas, e consequentemente, vários estilos arquitetônicos, entretanto atualmente, pode-se dizer que é um exemplo da beleza gótica. O destaque fica por conta da torre do castelo, onde está a Capela da Sagrada Cruz. O castelo fica em um parte alta e domina toda a vista do vilarejo ao redor.

Durante o período que houve a Guerra dos Hussitas(1420-1434) o tesouro guardado no castelo foi removido por segurança e mais tarde trazido de volta e lá ficou por quase dois séculos. Tempo depois, durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), mais uma vez o tesouro foi removido e levado a Praga.

Acredite, a maior dificuldade para construir o castelo foi a falta de água, um túnel subterrâneo foi construído para alcançar um riacho do vilarejo, mas mesmo assim, não foi suficiente. Nesta época, trabalhadores das minas de Kutná Hora vieram para fazer as escavações, que chegaram a 70 metros de profundidade.

Da estação de trem até o castelo é uma pequena distância, logo você avista o vilarejo que hoje é ligado ao turismo, lojinhas de lembrancinhas, lanches rápidos e restaurantes. Casinhas que seguem as ladeiras até certa parte, depois uma área verde longa e lá em cima o belo castelo, tchan!


É uma subida que não exige tanto esforço físico, mas há quem prefira pagar e ir de carruagem, os próprios lords rsrsrsrs




Infelizmente na parte interna do castelo não é permitido tirar fotos :(  Compensei tirando inúmeras da parte externa...



Para quem quiser se aprofundar mais na história deste belo monumento, no local são vendidos livros cheios de fotos e com o enredo que descreve os detalhes da época que Karlštejn foi fundado e o que se passou por aqui.



Destaque para a exibição de pinturas dos reis da bohemia, réplica das coroas do Imperadores Romanos e de São Venceslau.

Essa foto ao lado foi tirada do site oficial do castelo.

Há visitas guiadas para adultos e crianças, é possível comprar a entrada online, no verão há muitos turistas e é possível você ter que esperar muito para entrar em um grupo para visitação, portanto vale comprar pela internet.

Depois do passeio você pode almoçar em um restaurante da vila, eles tem ótimas opções da cozinha tcheca. Reserve um dia para o passeio. Na lojinha de suvenir tem coisinhas lindas para comprar, dê uma olhada.

A página oficial do castelo é esta: http://www.hradkarlstejn.cz/home1/  lá você encontra os detalhes sobre as visitas, o que é permitido, preço etc.

Bom passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!