segunda-feira, 12 de maio de 2014

Moldava, o rio que passa sob as pontes de Praga

Chama-se Vltava em tcheco, traduzido para o português como rio Moldava. Faz parte do cenário de Praga e é por cima dele que estão algumas das mais belas pontes da capital da República Tcheca. Sua extensão é de 435 quilômetros.

É o mais longo rio do país. Sua nascente brota na Região de Šumava, desemboca no Rio Elba (Labe), que também corta a República Tcheca.

Uma tarde às margens do Rio Moldava- Praga
Por ser um rio navegável é bem usufruído, principalmente pelos turistas, as opções são inúmeras: passeios de barcos, um jantar em barco-restaurante, um cervejinha às margens do rio ou passear de pedalinho em dias ensolarados no verão.

Vista da Casa Dançante - Passeio de barco Rio Moldava
Os passeios turísticos também são oferecidos com vários percursos, o clássico é passar pelos pontos mais conhecidos da cidade, ou seja, ter a vista deles, como do Castelo de Praga, da Ponte Carlos, vê ao longe a Casa Dançante(foto), o Teatro Nacional... é uma maneira de fugir um pouco da multidão de turistas que se estreitam nas ruas da cidade. Aqui durante a primavera e verão fica até difícil transitar em alguns trechos. Esse passeio dura de uma hora até 90 minutos, eu recomendo, ótimo para tirar fotos, o barco tem serviço de bar, por opção você pode comer e beber.

Se você estiver com crianças, uma dica é fazer o cruzeiro que leva até o Zoológico de Praga :)

Em pleno passeio no Rio Moldava :)

Há até passeios ao som de jazz, passeios temáticos, festas etc. O preço é a partir de 300 CZK por pessoa, uns R$ 32 reais, esse é o preço do mais básico, outros com programações especiais durante o trajeto são três vezes mais caros.




Há trechos do rio com diferentes alturas, por isso no meio do trajeto passamos por um corredor, o barco para no meio, portões se fecham atrás e em frente ao barco e o nível da água baixa, ela desce até ficar igual à próxima parte do percurso, há até sinalização indicando quando é possível prosseguir.










Rio Moldava(Vltava) - visão panorâmica

Para os mais sofisticados uma experiência fantástica é passar a virada do ano em um barco-restaurante, ele parte às 22h00 navegando pelo rio, e minutos antes da meia-noite ele para em frente à Ponte Carlos para a queima de fogos da cidade, é lindooooooooo. Dentro do barco tem serviço de bufê, comidas e bebidas para se esbaldar e um banda tocando, lembrando que este é período de inverno, dentro do barco tem aquecedor, é claro hehehe, mas ao sair até à proa é hora de se encher de casacos.

Aqui seguem alguns links de empresas que oferecem esses serviços:

http://www.praguesteamboats.com/

http://www.vltava-cruise.cz/

Em junho do ano passado houve uma grande cheia no país, mas a pior foi em 2002. Mesmo assim em 2013 o metrô parou, as escolas tiveram que esperar o caos passar para voltar à normalidade, além das muitas casas destruídas, enchentes em várias pequenas cidades e alerta em toda Praga, essa foto aqui embaixo ficou famosa durante as semanas que as águas dos Rios Moldava e Elba invadiram a cidade.

Enchente em Praga - 2013
Mas é claro que não foi na cidade inteira( Deus me livre!), o prejuízo foi grande, porém muitos locais ficaram secos. Logo em seguida houve muitos programas de doação e ajuda para as famílias que tiveram as casas destruídas.

Mas vamos acabar esse post com assunto positivo, né? Aff...

Essa foto foi tirada numa tarde de domingo às margens do rio que deixa Praga ainda mais bela.

Margens do Rio Moldava

Um comentário:

  1. Esse belo rio foi imortalizado na musica que leva seu nome, do compositor Smetana. Muito linda.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!