quarta-feira, 7 de maio de 2014

Jardim, a paixão verde e colorida

Olha o passarinho!

É engraçado, encontrei aqui na República Tcheca uma conexão bacana com o verde. Na minha infância passei férias maravilhosas no sítio da minha avó, no interior de Pernambuco. Por aqui há uma paixão por jardim <3

No Brasil morei em casa e minha mãe sempre foi apaixonada por rosas, então ela sempre se mostrava entusiasmada ao exibir a beleza de suas rosas no jardim, eu acabei desenvolvendo a mesma paixão aqui na Europa, lá admirava mas não participava muito disso não.

Depois que passa o inverno, a neve vai desaparecendo, dando o adeus de sua brancura ao verde das folhas que voltam a nascer. É lindo. Tudo muda. Acompanhamos a mudança de vestimenta da mãe natureza e em nós, a mudança também acontece. Começamos a guardar no fundo do guarda-roupa os casacos e os cachecóis (pense na felicidade!), começamos a deixar de usar as botas e as roupas mais leves começam a ser necessárias, ainda bem.

Todas as lojas se adaptam à nova estação, roupas, maquiagem, decoração e principalmente objetos de jardim, oferta de plantas, flores, sementes, apetrechos para churrasco, cadeiras de jardim, guarda-sol etc. Tudo começa a cheirar à primavera. É tempo de muita chuva e, às vezes, ventos frios e fortes. Mas o humor melhora porque os dias são mais claros e longos. Até às 21h00 o sol ainda está firme no céu para aquecer e clarear as horas.

Eu e meu marido decidimos vender um apartamento no centro de Praga e compramos uma casa um pouco mais afastada do centro. Deu medo no início, mas valeu! O fato de termos mais espaço e, principalmente, um jardim foi uma grande mudança.


Entre os jardins ou quintais não há muro construído, aqui se usam cercas e, para dar mais privacidade, colocamos árvores ou plantas trepadeiras para tampar a visão. Esta foto eu tirei bem no início, hoje já está mais com cara de jardim cuidado\o/

Casais com crianças pequenas colocam pula-pula, casinhas de boneca, escorrego, porque há espaço e eles aproveitam. Outro costume é construir uma casinha de madeira, ela pode ter várias funções, para guardar coisas do jardim, como ferramentas, ou pode ser um local de lazer, neste caso são maiores e espaçosas,  para passar tempo com os amigos, fazer churrasco e relaxar. Isso é algo que eu gosto muito da vida aqui.

Adoro ir no IKEA, lá vende mudas de vários tipos de flores, comprei tulipas, narciso, e outras que nem sei o nome :o








Os catálogos das lojas locais fazem revistas especiais só com artigos de jardim, com matérias sobre a primavera, em tcheco "Jaro".

Como eu disse as maiores mudanças aqui são devido às estações de ano.

Uma amiga minha tcheca perguntou, como vocês "dividem" o ano se não há estações definidas como aqui, é sempre tudo igual o ano inteiro? Bem, minha resposta foi que as festas tradicionais são as grandes mudanças, a espera do carnaval, o São João, são por exemplo épocas que mudamos comportamento, vestimentas, culinária etc. Ela achou curioso :)

2 comentários:

  1. Adorei sua mateira, sua ideia de criar esse site...muito bom ...parabens!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!