sábado, 21 de novembro de 2015

Músicas em tcheco

Muita gente tem mandado emails para mim falando da vontade de aprender tcheco, por diferentes motivos. Desde que eu escrevi o texto Aprender ou não tcheco?  no site #BrasileirasPeloMundo, muitos leitores pedem dicas para começar a estudar ou como começar.

Resolvi postar aqui alguns vídeos de músicas em tcheco, todo mundo sabe que em qualquer língua que estudamos as músicas dão uma forcinha, além de ser relaxante ouvir, nos ajuda a memorizar pronúncias, aprender novas palavras e entender também a cultura local.

Não sei do seu gosto musical, mas aqui seguem alguns artistas que eu gosto, ou apenas algumas músicas que me fazem bem ouvir.

O número um para mim é Jaromir Nohavica, simplesmente eu adoro, é um letrista e tanto! Tive a felicidade de ver um show dele na casa Lucerna em Praga, estava grávida de Oliver e foi super :))

Aqui segue um vídeo dele cantando Kometa, foi um show em Ostrava. Ele toca acordeon, violão e tem uma voz marcante.




Agora uma voz feminina - Raduza. Também a vi cantar ao vivo na casa Malostranská beseda, ela é multi-instrumentista e compositora. Essa música se chama manhã - Ráno.


Outra voz feminina: Zuzana Navarová, amooooooo!!!!! Olha que lindo, essa música ela canta em tcheco e em português \o/ Canta comigo: Miluj mě, miluj mě / ať je mi do pláče...


Essa banda é bem conhecida: Kryštof. Não é muito minha praia, mas essa música fez tanto sucesso esse ano, sabe aquela que toca todo hora em todo canto, acabei gostando: Cesta ( Viagem).



Agora diga você, qual gostou mais?

6 comentários:

  1. Ola Roberta! Gostei muito da banda e por isso me interessei em aprender um pouquinho de tcheco será que você poderia informar algum site ou app que me ajude nessa tarefa? Qualquer coisa meu email nubiaslima21@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Núbia, eu disponibilizei um material no Drive ( Google Doc), vou adicionar teu nome lá e você terá acesso, são livros e exercícios, espero que ajude.
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberta, estou indo morar em Praga dentro de um mês e estou bem preocupada com a comunicação. Pode me ajudar com dicas ou por exemplo com esses materiais para estudo. Thank you.

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta, tudo ? Vou me mudar para Praga em um mês e estou um pouco preocupada com a comunicação afinal eu não falo e não entendo nenhuma palavra em Tcheco... Hoje moro na Austrália então me viro no Inglês. Queria saber se você tem como ne ajudar com dicas ou até mesmo com esse tipo de material para estudo. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sody, tem como vc enviar seu email para te incluir no grupo do Google Drive? Tem um material lá que eu disponibilizei.

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberta! Parabéns pelo blog!
    Será que eu também posso acessar esse seu material? Não vou me mudar para Praga, mas vou a pesseio pela segunda vez esse ano e adoraria poder aprender um pouquinho para me comunicar melhor. Obrigada pelas músicas também :)
    Se precisar de algo do Brasil que não seja pesado, moro no Rio e vou em novembro. Seria um prazer levar para você.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!