quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Filhos bilíngues

Quando casamos com um estrangeiro e temos filhos, uma questão bem pertinente é a língua. Qual fórmula é a mais indicada para que a criança possa desenvolver bem as duas, a do pai e da mãe? Bem, eu acho que a fórmula é a mais natural possível, escutar e falar.

No meu caso, eu e meu marido combinamos de, em frente de Oliver, eu sempre falo português e ele em tcheco, ou seja, nosso diálogo é assim: ele me pergunta algo em tcheco e eu respondo em português e vice-versa. Muitos amigos deram umas dicas, como um dia os dois falam tcheco, o outro dia português, mas convenhamos, seria muito cansativo estabelecer dias para falar uma ou outra língua, então cada um fala a sua língua mãe ao mesmo tempo.

Acreditamos que Oliver vai reconhecer a língua portuguesa através de mim e o tcheco através do pai. Quando chegar o período escolar - nossos planos é que ele se alfabetize na República Tcheca - ele terá a chance de desenvolver ainda melhor a língua do pai, porque como ele passa mais tempo comigo, o português tem uma força maior em sua vidinha ( gente, ele está com 4 meses rsrs).

Agora uma coisa engraçada aconteceu, eu comprei uns livrinhos tchecos infantis para começar a introduzir nele esse universo literário, um dos livros traz o som dos animais, p-o-r-é-m, o som dos animais em terras tchecas vai loooonge dos nossos animais, isso serve da vaca ao cachorro, pinto, galinha e por ai vai...Pode um negócio desse? Tentei junto com meu marido ler esse livrinho na frente de Oliver, mas não foi boa ideia, foi melhor parar porque não chegamos a um acordo ahahaha e Oliver começou a se irritar ahahah, desculpe-me, mas não tem como dizer que cachorro faz haf, haf, haf ao invés de au au au. Teremos que explicar que até os animais falam diferentes línguas ahahaha...

Vejam só pelas fotos e diga se você não concorda comigo:

Na minha infância eu aprendi que a vaca faz múúúúú...



Que o cachorro faz au au au au...


Que o pato faz quá quá quá....



Que o galo faz co-co-ri-có...


















Bem, pelo menos poderemos dizer a ele que até os animais são bilíngues também, ou melhor, poliglotas...

Um comentário:

  1. Adorei!

    Veja se esse site pode lhe ser útil: https://brasileirinhos.wordpress.com/
    Aqui encontrei alguns artigos sobre a língua portuguesa como língua de herança.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!