domingo, 22 de novembro de 2015

Castelo Křivoklát

Você gosta de castelos como eu? Parece que eles fazem uma ligação com a infância, com filmes, contos e histórias. A República Tcheca é um prato cheio para quem anda à procura deles. No post de hoje trago um bem pertinho de Praga: Křivoklát.


Křivoklát
Křivoklát 

Como tudo por aqui, dá pra imaginar o quanto ele é antigo, pois é, data do século 12. Foi erguido durante o reinado do Přemysl Otakar II e passou por reformas nas mãos de outros proprietários como o rei  Václav IV e o rei Vladislav de Jagellon. Funcionou como prisão e sofreu inúmeros incêndios. Ainda tem por lá os instrumentos de tortura usados na época que funcionava como prisão.

Há uma exposição interessante de pinturas da época que foi propriedade da família Fürstenberg. Um museu funciona no local contando um pouco da história deste monumento, além da vasta biblioteca com nada menos do que 52 mil livros! A capela gótica é belíssima, não deixe de visitar.



O empresa de trem tcheca Ceské Drahý tem um evento que corre o ano todo, chama-se  Nostalgické jízdy,  "Viagens Nostálgicas", um trem das antigas leva os passageiros numa viagem através do tempo, foi assim que fui visitar Křivoklát. Uma locomotiva a vapor volta para os trilhos num passeio especial, você pode ver o calendário desses passeios aqui: www.cd.cz

Voltando ao passado num passeio de locomotiva
Para participar desses passeios basta dar uma olhada neste calendário (link acima), tem diferentes rotas, a que eu escolhi foi para conhecer o castelo Křivoklát. Preste sempre bem atenção de que estação parte o passeio para não perder, a programação de 2015 vai até dia 12 de dezembro.


Mas mesmo se você não conseguir ajustar um passeio nesta locomotiva, vale ir para o castelo em trem comum, são apenas 40 km saindo de Praga, fica no distrito de Rakovník. Há também uma programação de eventos, feirinhas no castelo, tudo com ares de Idade Média, imperdível.

Ares de Idade Média...
Apresentação em Křivoklát

Site oficial: http://www.krivoklat.cz/

2 comentários:

  1. Nossa, amei as fotos!! Que lugar mágico e encantador.

    Bjos e um bom início de semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sheyla! Ótimo começo de semana pra você também :)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!