terça-feira, 20 de outubro de 2015

Você já provou Becherovka?

Nem só de cerveja vivem os tchecos, uma bebida muito famosa e, na minha opinião, saborosa, típica do país, é a Becherovka. Prove se tiver oportunidade, mas cuidado, é um pouco docinha (açúcar é um dos ingredientes) e você bebe que nem sente, mas tem 38% de álcool, então vá com calma.
Minhas Becherovkas :)))

Becherovka é um licor de ervas e especiarias fabricado desde 1807. É um bitter original de Karlovy Vary - famosa cidade termal/SPA. Nesta cidade são encontradas 12 fontes de água térmica, e não é que a tal da becherovka é tão querida que é também chamada de "13ª fonte" de Karlovy Vary...

É uma ótima opção para levar como lembrança da sua viagem ao país e presentear um amigo ( maior de 18 anos, é claro rs). Porém já é exportada para 40 países, incluindo o Brasil, mas não sei se é fácil encontrar. Você já viu por aí?

Como de costume há uma lenda na preparação da bebida, sua receita até hoje é segredo a sete chaves. Dizem que é feita de inúmeras ervas, a maior parte encontrada na República Tcheca e outras provenientes de países exóticos. Somente duas pessoas da empresa sabem a receita!!

Rótulo da Becherovka: "Produzido de acordo com uma receita secreta da mistura equilibrada de ervas e especiarias."

Pode ser consumida como digestivo/aperitivo ou logo de cara para um brinde especial, num "shot" ou "panák", como se diz em tcheco. Tem quem a misture e faça coquetéis, eu prefiro pura, no máximo, na versão limão que também é fabricada.

Sim, mas não podemos falar dela sem citar Jan Becher! É a assinatura dele que vem no rótulo da garrafa. Ele é filho de Josef Vitus Becher (1769–1840), um comerciante que adorava misturar licores e que junto com um médico começou a criar a Becherovka. Segundo conta a história, o médico partiu e a receita ainda foi trabalhada por mais dois anos pelo Josef, ficando pronta somente em 1807. Mas somente nas mãos do filho Jan foi que a bebida ganhou impulso, ele tinha uma veia de negócios, construiu uma nova destilaria - hoje o museu Jan Becher- criou a nova imagem, com as garrafas esverdeadas e a coisa foi pra frente.

Se você for a Karlovy Vary, uma dica é visitar o museu, onde funcionou a antiga fábrica do licor.

Você encontra fácil a bebida em Praga, vende até nos mercadinhos chamados "potraviny" e em Karlovy tem umas lojinhas em forma de garrafa.

Lojinha de Bercherovka em Karlovy Vary
E você, já provou?

Links úteis:
http://www.becherovka.cz/muzeum/
http://becherplatz.cz/en


3 comentários:

  1. oiiii....estou planejando uma viagem a republica tcheca em breve.
    Quanto custa mais ou menos o becherovka por ai?
    Adoro bebidas doces...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oláaaa...
    Estou planejando uma viagem com meu marido para praga, não gosto de cerveja, estava pesquisando o que comprar em praga e achei seu post.
    Quanto esta custando mais ou menos o becherovka ai?
    Aqui achamos só on line, por volta de R$150,00

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!Sim, provei e gostei muito, como citei no artigo...é docinha e por isso a gente não sente, por isso o "perigo" de ir tomando e tomando rsrs. Entre nos supermercados em Praga e compre por lá, é melhor do que nas lojas de souvenir, custa entre 140 a 270 coroas tchecas, dependendo do tamanho, o que sai bem mais barato do que em Real brasileiro...

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!