Mas voltando a Cheb, é uma cidade encantadora e muito antiga, foi citada em documentos no ano de 1061, ou seja, você vai pisar em pura história. É perceptível em suas construções as mãos dos alemães, ainda em 1157 Cheb foi adquirida pelo imperador alemão Friedrich Barbarossa como herança, a cidade foi adaptada para funcionar como residência imperial, posteriormente serviu como território de proteção do reinado tcheco. Na segunda metade do século 17 e no século 18, a cidade passou por reformas colocando-a como um bom exemplo da arquitetura barroca.
Cheb, República Tcheca |
Eu fui durante o finalzinho do outono, já chegando o inverno e o natal estava se aproximando, bem visível pelas minhas fotos, as paisagens estavam marrom-amareladas e aquele frio convidativo para um cafezinho e algumas decorações natalinas já estavam sendo colocadas.
Além das ruazinhas medievais típicas de cidades tchecas, o monumento de destaque é o castelo de Cheb e sua Torre Preta e as casas chamadas de Spalicek. Vamos ver juntos cada monumento:
Castelo de Cheb e a Torre Preta
Entrada do castelo de Cheb |
A famosa Torre Preta do castelo |
No local do castelo havia um assentamento eslavo, somente no século 12 o castelo foi erguido. Hoje parte da construção está lá para contar história. Uma grande muralha circunda a área do castelo, você entra por uma ponte de madeira, que certamente no passado era sobre um canal. Logo de cara você vê a Torre Preta, lá de cima você terá uma visão ampla do castelo e dos arredores da cidade. Destaque para a Capela de Santo Erhard e Urshula.
Spalicek
Conjunto de casas Spalicek |
Rua Kramarska |
Essas construções são o símbolo de Cheb, e são muito interessantes. São 11 casas construídas no centro da cidade, casa burguesas do início do século 13 que serviam como casas comerciais. Elas são todas unidas, mas há um ponto de divisão, uma rua bem estreita, a famosa Kramarska, de tão estreita parece um beco. Cada casinha é pintada de uma cor diferente e são realmente bem charmosinhas. Em algumas delas funcionam cafés, dê uma pausa no passeio e sinta-se vivendo em séculos passados!
Prédio da Nova Prefeitura
Nova Prefeitura |
É um prédio barroco, construído no século 18. Mas o prédio também tem outra função, lá funciona a Galeria Nacional de Belas Artes. Não perca a oportunidade de ver as exposições permanentes, e descobrir mais sobre a arte tcheca.
Glaber's House
Aqui você vai apreciar uma fachada Rococó, no século 17 a casa pertenceu aos jesuítas que deixaram como símbolo a imagem da Virgem Maria acima do portal de entrada, essa colocação era parte dos planos de transformar a casa em uma faculdade. Não virou faculdade mas no século 18 a casa ganhou a função cultural com encontros e performances, graças a biblioteca e a coleção de música do vereador Glaber que comprou a casa na época.
Igreja de São Nícolas
A Igreja foi erguida no século 13 como basílica romana. Possui três naves e fica numa área cercada por casarios, até difícil de fotografar por inteira.
Igreja de São Nicolas |
Mais uma cidade que merece ser conhecida, tem pequenos restaurantes com comidas locais e claro uma cervejinha tcheca para acompanhar :) Não indico aqui nenhum, porque deixei para comer em Františkovy Lázně, a outra cidade que falei no início do post e que você também pode acompanhar as informações sobre ela aqui no blog.
Fui de trem, umas 3 horas saindo da Estação Central em Praga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar!