sábado, 30 de agosto de 2014

U Fleků em Praga - servindo cerveja há mais de 500 anos

Ontem eu tive um dia de turista em Praga. Vou explicar. Morando aqui já há alguns anos e tendo um marido tcheco são razões que me afastam dos points turísticos, bem compreensível, concorda? Levando em consideração que Praga é abarrotada de turista, nossa! Coisa de louco, em frente do relógio astronômico então...Sem exageros, eu lembro das ruas de Olinda durante o carnaval, algum pernambucano aí?

U Fleku - centro de Praga



Pois bem, ontem eu decidi ir para um restaurante histórico que eu nunca tinha ido, aquele “must go” de guias de turismo. Realmente é para turista, e exatamente assim estava cheio.

Cerveja preta, a prata da casa
U Fleků existe desde 1499, é restaurante e cervejaria. Mas só serve cerveja preta, ótima, diga-se de passagem, porém com preço para turista. Se você não bebe cerveja preta, resta beber um licor, vinho ou um aperitivo, mas não há outra cerveja por lá.

Esse detalhe para mim já foi negativo, levando em consideração que os pubs em Praga tem um monte de marcas locais e tal, sempre com vários tipos de cervejas claras, a que eu prefiro. Mas é marca registrada de lá, fabricada há mais de 500 anos, portanto tem uma boa justificativa - a cerveja Flekovský Lezák.

U Fleků fica bem no centro, em Praga 1. Tem espaço para 1.200 clientes, mas não em um único local, são ambientes separados no mesmo restaurante, incluindo um largo jardim. Todas as noites há músicos tocando canções tradicionais no acordeon e caminhando de um ambiente para outro. Um garçom sempre passa substituindo sua cerveja por outra caneca cheia, se você não prestar atenção vai ficar bêbado sem nem notar. Assim é também com uns licores adocicados, lá vem o garçom com a bandeja cheia, te oferece quase te obrigando a aceitar, para mim isso é meio chato, é o típico pega turista.

Um dos salões do restaurante
O preço da caneca lá custa 59 coroas, para nós brasileiros, que convenhamos, estamos bem acostumados a pagar caro, não é considerada salgada, mas eu pago em outros pubs cerca de 35 coroas, então para quem mora aqui faz diferença, é ou não?

A cozinha é típica tcheca, mas com poucas variações para o prato principal, somente 5 tipos diferentes. Há três tipos de sopa, entradas frias e quentes. A comida é servida super rápido. Eu escolhi a típica Svíčková na smetaně( filé ao molho de legumes, servido com knedlík) e meu marido um Flekovský guláš. Antes provamos as sopas česnečka (de alho, típica por aqui) e a bramboračka (de batatas), gostosas.

česnečka
Svíčková na smetaně


Flekovský guláš
Licorzinho doce

Dentro do restaurante em um dos salões funciona um cabaré, calma! Não é isso que você está pensando, ou não está? rsrsrs São performances teatrais e musicais tchecas com uma pitada de humor.

Cabaré em U Fleku
Quando estávamos deixando U Fleků... algo inesperado! Uma noiva adentrou o salão, só em Praga mesmo! Claro que eu registrei, ela entrou no embalo do dia D e começou a dançar na frente de todos os turistas ao som do acordeon. Foi bonito, lembrei do meu dia, aliás ontem fez 2 anos e 2 meses do meu casamento J



 Eita, faltaram fotos dos músicos que tocam por lá, segue aí para você :)



2 comentários:

  1. A internet é incrível mesmo, ótimo saber as experiências de uma brasileira na terra dos tchecos. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada:))) O blog é novinho, mas as histórias já estavam ficando velhas, então resolvi conta-las rsrsrs

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!