quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Teatro dos Nobres em Praga

Praga é uma capital sempre ativa culturalmente. Não faltam programações artísticas, mostras, concertos, exibições e tudo que permeia a cena cultural local e internacional. Não seria diferente com teatros.

Don Giovanni
Teatro dos Nobres - Praga
O Teatro dos Nobres (Stavovské Divadlo) é um clássico que nunca sai de moda. Imagine que nele, em 29 de outubro de 1787, a ópera Don Giovanni teve estreia com o próprio Mozart ao piano!



Busto de Mozart dentro do Teatro dos Nobres
Não deixa de ser um dia especial assistir atualmente a sua encenação. Don Giovanni fica temporariamente em cartaz. Veja a programação no site oficial http://www.narodni-divadlo.cz/en/estates-theatre. São 3 horas e 10 minutos de performance, com uma pausa, tempo suficiente para ver os detalhes do teatro também rs.

Don Giovanni em cartaz
Em uma conversa sobre a língua tcheca com o embaixador do Brasil em Praga, achei interessante quando ele relatou que a primeira palavra que ele memorizou em tcheco foi "divadlo" - teatro em português, pela quantidade espalhada pela capital tcheca, e é verdade.

De arquitetura neoclássica, o teatro foi erguido pelo aristocrata František Antonín Nostitz. Após rápidos dois anos de construção, em 1783 o Teatro dos Nobres foi entregue a Praga e até hoje realça a beleza arquitetônica da cidade. 

Desde 1920 ele faz parte do Teatro Nacional (Narodní Divadlo), por isso é listado na mesma webpage.

São encenados balet, ópera e drama. Mas para quem tem somente curiosidade de ver a arquitetura, é possível fazer um tour pelo prédio com guia em inglês. Para isso é preciso agendar via fone (+420 224 902 231) ou email.



Onde fica: Rua Železná  / Ovocný trh, Praha 1
Estação mais próxima do metro Můstek (linhas A - verde e B - amarela).

Mais detalhes em imagens:

Parte interna


Apesar de não ser permitido fotografar, eu não resisti e tirei somente uma, sem flash - óbvio, discretamente para ficar registrado \o/

Don Giovanni - Praga - Teatro dos Nobres


Você já visitou algum teatro em Praga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!