sexta-feira, 11 de julho de 2014

Onde tomar cerveja em Praga

Olha, você nem precisa morar aqui para saber onde tomar cerveja em Praga, concorda? 

Mas, porém e todavia se você quiser experimentar umas cervejinhas especiais em um pub um pouco longe do boom de turistas, e sem sair do centro de Praga, eu tenho uma dica! E claro que você gosta de dicas, por isso que você está aqui.

Chama-se Kulový Blesk. Primeiro, deixe-me explicar, “kulový”  significa ao pé da letra “esférico”,  ou “em círculo”, e blesk “relâmpago”, “raio.” Bem, você pode dizer, sim, e o que isso tem a ver com cerveja? Na verdade esse nome vem de um filme tcheco, muito bom por sinal, de 1978. Sobre várias famílias que se mudam uma indo morar no lugar da outra, em um movimento em “círculo”, então dá para imaginar as cenas cômicas que aparecem, a família A vai morar na casa da B e a B na casa da C e aí por diante, 20 vezes...

Capa do filme
Nas reuniões de todas juntas um dos homens repetia incansavelmente “Alguém de vocês não quer um maravilhoso café brasileiro?” Pois, é. Morri de rir quando assisti, o personagem fala várias vezes: “Nedá si někdo z vás výbornou brazilskou kávu?”. Vai saber por que escolheram essa fala!  Meu marido diz que como na Tchecoslováquia comunista era  uma raridade conseguir qualquer produto de fora, o café brasileiro era um achado. Só sei que essa frase ficou conhecida por aqui por causa do filme.

Voltando para as cervejas...o pub é decorado com cenas de filmes tchecos, eu já assistir todos os possíveis. Não tem coisa melhor do que quando você estuda uma língua assistir filmes locais, não é?

O cardápio de lá tem a relação das cervejas do dia escrita em círculos, assim como foi o plano feito pelo advogado e organizador da mudança das 20 famílias na história do filme, encarnado pelo ator tcheco Rudolf Hrušínský.

Cada vez que você vai lá as cervejas são diferentes, e não só tchecas, mas alemãs também.

O cardápio é todo feito para a cerveja, a maior oferta é de petiscos, “pivní předkrmy": o hermelín, as linguiças e vários tipos de torradas fritas no azeite com alho, tudo para apimentar e você beber mais e mais o pão líquido dos tchecos, é assim que funciona.

A casa oferece um prato típico chamado de tatarák, é o único que não consigo comer, e olha que como de tudo, amo cozinhar e provar, mas esse realmente ainda não deu, talvez ainda mude de ideia. É uma prato feito com carne de boi crua e moída, servida com uma gema de ovo crua em cima, com fatias de cebola e alhos e as torradas, além de uns temperos. Se um dia eu mudar de ideia prometo fazer um post sobre isso :o

http://www.pepa.cz/

Eles tem umas batatinha fritas locais bem gostosas, esqueça a dieta e se entregue ao cardápio, nada de reclamar, você deve provar a culinária local com todos os detalhes. O local é bem simples, sem luxo, uma autêntica "hospoda".

Segue um álbum de fotos para você, dá uma olhada :)

Interior do pub

Estavam ótimas ;)

Na entrada


As batatinhas
Onde fica? Sokolská 13, Praha 2, a 150 metros do metro I. P. Pavlova, linha vermelha C.
Site oficial: http://www.restauracekulovyblesk.cz/

3 comentários:

  1. Eca! Esse tatarák aí não desce mesmo! haha

    ResponderExcluir
  2. Tatarák, a carne crua é uma delícia, provei e só a cara se parece ruim, mas o gosto é saboroso, alguns lugares podes encontrar já pronta, sem a gema por exemplo, em cima da carne. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu só como carne vermelha crua no Carpaccio , mas um dia eu encaro esse sabor do Tatarák!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!