quarta-feira, 1 de outubro de 2014

U Básníka pánve - restaurante em Praga

Esta semana eu fui surpreendida por um atendimento excelente em Praga! O que me deixa na obrigação de compartilhar com você. Quem é brasileiro e mora no leste europeu e, diga-se de passagem, não é deslumbrado, pode dizer sem medo de errar que em vários locais o atendimento deixa a desejar, é como se o cliente não tinha que estar ali...O comunismo é que leva a culpa até hoje, mas convenhamos, são 25 anos da queda, então o ser “cliente” deve ser reconhecido como tal.

Mas indo direto ao assunto... Como dito acima, o atendimento foi excelente, o que faz toda diferença quando se fala em Praga rsrsrs e na rudeza que às vezes enfrentamos nos serviços.
O Restaurante U Básníka pánve! Primeira consideração, é no centro de Praga, mas não exatamente nos pontos mais agitados. Fica afastado do boom de turista e por isso você pode ter um jantar bem tranquilo, comer bem - a tradicional comida tcheca,  ou se preferir, pratos internacionais. Há um jardim, mas o outono está chegando e a temperatura cai à noite, para conhecê-lo voltarei no verão.

Restaurante U Básníka pánve
O garçom, muito simpático, explicou os pratos tradicionais da casa, com detalhes sobre temperos e molhos, mas ele soube fazer sem “empurrar” pra gente pratos caros. No meio da apresentação, ele disse com um ar de orgulho, compreensível, qual o prato que o cineasta Miloš Forman saboreia quando pinta por lá. Para quem não sabe, Miloš é tcheco, mas vive há décadas nos EUA, quase que eu escolhia, em homenagem à minha paixão pelo seu filme Hair, o prato preferido dele, mas tava caro demais, o prato ficou com a fama do artista, né?

Durante todo o tempo o garçom e uma simpática garçonete não deixavam o atendimento parar, mas tinham a prática de saber chegar sem exagero.
Interior do restaurante - vai dizer que estava vazio...fui numa segunda-feira, tá?
A decoração é toda medieval, com pinturas nas paredes e com a temática de músicos e poetas. Cantores de tavernas medievais e seu trovadorismo, isso porque o nome do restaurante faz alusão "ao poeta e sua panela", como ao cozinhar se faz poesia. Um dos ambientes pode ser alugado e fechado para comemorações privadas, um jantar familiar ou de uma empresa. A algumas quadras de lá, fica a bela catedral da Namestí Míru (Praça da Paz). Se você for almoçar no fim de semana, depois dá para andar no parque Riegrovy Sady, a poucos metros de lá, ou seja, ótima localização.
Detalhes da decoração
Provamos um coquetel da casa, feito à base de becherovka (lícor tcheco de ervas), com suco de laranja e outros ingredientes. Pulei a entrada e preferi a sopa. Tomei a Cibulačka (Cibulačka se sýrovými krutónky) – sopa de cebola, acompanhada com torrada e queijo.

Coquetel U Básníka pánve 

Cibulačka

















Para o prato principal fiquei com carne de pato, assada no cominho, com cebola e maçã,  knedlík e chucrute com cebola crocante (upečená kachnička po staročesku na kmíně, cibuli a jablíčkách, houskový knedlík se zelím a křupavá cibulka). A carne estava macia, deve ter sido assada a fogo brando por longo tempo, o molho veio separado, aos poucos coloquei sobre o knedlík, na verdade, essa é a função dele, encharca-lo no molho e saborear.

Pato assado com knedlík

Escolha do maridão: rosbife ao alho, com espinafre e knedlík de batata com cebola (roštěná na česneku se špenátem a bramborovým knedlíčkem s cibulkou). 
Rosbife com espinafre e knedlík
Para o pouco espaço que sobrou na barringuinha, escolhemos uma sobremesa leve: creme de framboesa quente no sorvete de baunilha com chantilly (Horké maliny na vanilkové zmrzlině se šlehačkou).


A casa tem vinho de barril, como a noite tava fria, optamos pela bebida de baco do que a típica cerveja tcheca. A noite foi agradável, recomendo uma ida lá. A conta deu cerca de 1.500 coroas, preço em conta pelo bom serviço, mas acima da média para os praguenses.

Qual desses pratos você gostaria de provar? Ou já provou?

Um comentário:

  1. Oi, passeando pelo Dihitt te encontrei. Queria te dizer que compartilhei seu blog e te adicionei no G+. Seu blog é muito interessante. Belo trabalho!
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!