quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Outono em Praga

Uma das experiências positivas mais marcantes ao se mudar e viver na Europa é a mudança de estação. Agora, neste meio de outubro, o outono já pode ser visto, ainda que timidamente. Sim, ele está acanhado, digo isto porque ainda há muito verde e a temperatura não caiu tanto. 

Lembro que o outono de 2012 foi muito mais frio, lembro bem porque meu aniversário é em outubro e pelo costume de comemora-lo em dias de sol forte no Recife, passar meus aniversários aqui tem um cenário completamente diferente.

A sensação de mudança na natureza traz poesia, carrega a metáfora da transformação e da passagem, e para isso a natureza é mestra. E quando eu digo que as estações constroem os alicerces de experiências fantásticas, é porque dela não se ouve voz de burrices, tão lugar comum e tão fácil de presenciar.

Um dia de outubro de 2012...
Quando o outono vem com tudo os parques em Praga ficam realmente lindos, a tonalidade de amarelo-marrom-dourado cria uma atmosfera mágica e quem tem sensibilidade não sai ileso desta beleza.

Outono de 2012
A fotografia se encaixa como uma luva, e nada melhor do que, sem hora e sem destino, caminhar pela cidade e fotografar. É frequente citar Kafka quando se fala em poesia por aqui(mais pelos estrangeiros), sim ele era tcheco, porém toda sua obra foi escrita em alemão, língua que era dele também, pertencia aos seus pensamentos. Ivan Klíma diz em seu Amor e Lixo(1986) que o tcheco de Kafka era perfeito, talvez só um pouquinho formal e que ele costumava xingar Praga. Acredito que o olhar dos poetas vai bem mais além daqueles que não enxergam além do que vê. Lembrei de Kafka porque ele falou sobre o outono, no seu Aforismos de Zürau: “Como um trilho no Outono: mal foi varrido, cobre-se outra vez de folhas secas."

Outono de 2012
Resolvi falar de outono hoje porque há folhas avermelhadas caindo na grama do meu jardim, são pingos de tinta carmim, de um pincel invisível. Isso me faz querer ouvir Edu Lobo: “Olha, está chovendo na roseira, que só dá rosa mas não cheira, a frescura das gotas úmidas...”. Está chegando os dias de chuva em Praga, no outono chove e, às vezes, chove muito, vem com relâmpagos de estremecer os céus, bonito de se ver ao longe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!