sábado, 31 de maio de 2014

Festival de Cerveja de Praga

É claro que na terra dos amantes da cerveja, um festival todinho dedicado a ela não podia faltar!! Entre muitos,  muitos eventos em que a rainha da festa é ela, a cerveja, há um principal que acontece anualmente em Praga, é o Český Pivní Festival. Hoje é o último dia da edição de 2014, acontece sempre no fim de maio e, às vezes, inclui parte do início de junho.

Eu admito que não tão grande e badalado como o Oktoberfest na Alemanha, mas não deixa de ser uma oportunidade de ver danças típicas, performances, música tcheca e provar o tema da festa, a cerveja tcheca.

Confesso que esse ano não cheguei por lá, essa foto já é velhinha rsrsrs. Quando a gente mora aqui tem cerveja para todo lado, acaba ficando um pouco comum, mas uma vez vale a pena conferir.


Em  17 dias de festival, uma grande tenda com 4 mil lugares é armada próximo a Výstaviště Holešovice, em Praga 7 e lá, mais de 100 marcas de cerveja oferecem a bebida de ouro dos tchecos. Claro que para acompanhar a famosa “pivo” há tradicionais pratos tchecos, petiscos e música ao vivo diariamente.

Durante os dias da semana o festival tem início ao meio-dia e segue até à meia-noite e nos fins de semana termina no mesmo horário, mas começa mais cedo, às 11h da manhã. A entrada é paga, são 45 coroas (preço em 2012!) para ter acesso à área do festival, para saborear a cerveja são vendidas fichinhas especiais do evento que servem como dinheiro, pelo mesmo valor da entrada cada, que é o preço da caneca vendida por lá. Caso você não use todas as filhas que comprar pode devolvê-las ao sair e receber o dinheiro de volta, isso até o limite de 5 fichas. 
Minha "tolar", lembrancinha...
Dependendo do horário que você vai pode estar cheio demais ou vazio, geralmente no fim do dia é quando as pessoas começam a lotar o espaço. Para quem gosta de vivenciar ainda um quê de sofisticação tem até área VIP, o que inclui além da área reservada, entradas frias, welcome drink e direito a 5 dias de festival, particularmente eu não acho muita diferença, desembolsar 2 mil coroas para ser VIP...



Ah, claro não podia faltar competições para quem bebe mais cerveja, e aqui a competição é por metro, pois é! Há uma bandeja onde são colocadas as canecas uma ao lado da outra em uma carreira contínua até 1 metro ou mais. Como não sou brava suficiente para fazer parte da competição, eu cairia bêbada rsrsrs, vai aí uma foto do site oficial  ;)


Como boa pernambucana eu pedi para tocar um frevo, olha eles dançando....


Brincadeiras à parte, há um atmosfera tradicional, cada garçom e garçonete veste roupas típicas e as apresentações são danças seculares de várias regiões do país. 






Site oficial da festa: http://www.ceskypivnifestival.cz/

Obs: As informações deste artigo referem-se a edição de 2012!!!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Průhonice, beleza e encanto próximos a Praga

Um passeio para você fazer na República Tcheca, sem ir tão longe, é uma visita ao chateau Průhonice.  Com a vantagem de ser bem perto do centro de Praga, é um oásis de beleza e tranquilidade. Průhonice entrou para a lista da Unesco em 2010 e hoje é ponto de visitação de alguns turistas, ainda não tanto disputado como outros locais de Praga, e dos tchecos. 



O jardim e toda a área verde ao redor do chateau oferece uma atmosfera de tranquilidade e bucolismo.

Průhonice - Praga
Foi construído no século XIV, inicialmente funcionou como uma fortificação medieval com características góticas, após inúmeras reformas e mudanças alcançou a forma atual. O último proprietário, o conde Arnošt Emanuel Silva-Tarouca, por questões financeiras, vendeu a construção para o governo tcheco em 1927. Hoje o Instituto de Botânica funciona dentro das dependências do chateau e realiza pesquisas no local.



Não é possível visitar os cômodos do chateau, é reservado somente a aluguel para conferências e casamentos. Mas mesmo assim vale a pena visitá-lo. Tanto o prédio, como o parque que o circunda são belos, certamente você vai se encantar com a beleza do local. Você pode caminhar na parte interna do parque e observar a beleza dos jardins e dos lagos. Ele fica localizado em uma das áreas nobres de Praga, perto há restaurantes e pubs, ou seja, um bom passeio :)


Para chegar lá você pode pegar o ônibus 363 ou 358, partindo de Opatov ( Metrô, linha C), leva 15 minutos de ônibus de Opatov até a parada bem pertinho de Průhonice.

Dá uma olhada no mapa e veja a área verde que envolve o chateau:

Mais informações no site oficial: http://www.zamekpruhonice.cz/



sexta-feira, 16 de maio de 2014

Artigos sobre a vida de uma brasileira em Praga

Gente, antes de decidir fazer esse blog, eu participei de dezenas de sites escrevendo e dando dicas sobre a República Tcheca, então eu aproveito aqui para divulgar também esses sites e blogs que fizeram uma parceria comigo e divulgaram meus textos :)))) Você pode fazer uma visitinha por lá e acompanhar os artigos e, de quebra, conhecer sites super bacanas sobre viagens...

Vou deixar o link em cada imagem, é só clicar...

1. Acho que um dos que eu mais falei sobre os detalhes da vida aqui foi no blog da Simone, o
Flashes de Viagem:


2. Aqui eu fiz uma geral sobre Praga e tudo que você não pode deixar de ver e visitar,
SeguroViagem.org



3. Fiz uma matéria especial sobre o festival de cerveja em Humpolec, no site do Eder
QuatroCantosdoMundo



4. No blog da Bia, o Bramare, um pouquinho sobre o Natal :)


5. Para o blog da Maria do Carmo, Fast Pass Viagens eu escrevi sobre dicas para sair com crianças na República Tcheca...



6. Para o Aventure-se do Rodrigo, escrevi sobre a beleza de Karlovy Vary...



7. Para o site dos amigos portugueses, Vales Errantes sobre caminhadas e desfiladeiros gigantes...


8. No Esse Mundo é Nosso, escrevi sobre Lednice...


9. Para o Resumo Fotográfico, sobre a arte de fotografar Praga nas Quatro estações...


10. No blog da Thaís, Viagem em Cena, mais uma vez sobre a vida em Praga e lugares para se divertir :))



Acabou? Nãoooooooo, tem mais outras dezenas de blogs e sites, mas fica para outro post! Muito longo, não ;)
E seguimos divulgando as linhas desse livro enorme, que é ser estrangeiro!!!!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Karlštejn - castelo que guarda joias e o tesouro real

Depois do Castelo de Praga, o mais famosos e mais visitado sem dúvida é Karlštejn. Foi fundado em 1348 por Carlos IV. O nome desse imperador, o Rei da Boemia, aparece inúmeras vezes relacionado à construção de monumentos pelo país, ele era o cara, entende?

Karlštejn - República Tcheca

Uma viagem até o castelo é inesquecível. São apenas 30 km de distância da capital, ou seja, mesmo se você não passar muitos dias em Praga, eu recomendo. Imagine que esse castelo, enorme, foi construído com o simples objetivo de guardar as joias da realeza, o tesouro real, as relíquias sagradas...Pois é :o

Estação de trem onde você vai descer :)

Foram 20 anos até os trabalhos terminarem, boa  parte deste período supervisionado pessoalmente por Carlos IV. Sua primeira visita para supervisionar foi em 1365. Gente, como se repete sempre essa história, o castelo Karlštejn passou por inúmeras reformas, e consequentemente, vários estilos arquitetônicos, entretanto atualmente, pode-se dizer que é um exemplo da beleza gótica. O destaque fica por conta da torre do castelo, onde está a Capela da Sagrada Cruz. O castelo fica em um parte alta e domina toda a vista do vilarejo ao redor.

Durante o período que houve a Guerra dos Hussitas(1420-1434) o tesouro guardado no castelo foi removido por segurança e mais tarde trazido de volta e lá ficou por quase dois séculos. Tempo depois, durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), mais uma vez o tesouro foi removido e levado a Praga.

Acredite, a maior dificuldade para construir o castelo foi a falta de água, um túnel subterrâneo foi construído para alcançar um riacho do vilarejo, mas mesmo assim, não foi suficiente. Nesta época, trabalhadores das minas de Kutná Hora vieram para fazer as escavações, que chegaram a 70 metros de profundidade.

Da estação de trem até o castelo é uma pequena distância, logo você avista o vilarejo que hoje é ligado ao turismo, lojinhas de lembrancinhas, lanches rápidos e restaurantes. Casinhas que seguem as ladeiras até certa parte, depois uma área verde longa e lá em cima o belo castelo, tchan!


É uma subida que não exige tanto esforço físico, mas há quem prefira pagar e ir de carruagem, os próprios lords rsrsrsrs




Infelizmente na parte interna do castelo não é permitido tirar fotos :(  Compensei tirando inúmeras da parte externa...



Para quem quiser se aprofundar mais na história deste belo monumento, no local são vendidos livros cheios de fotos e com o enredo que descreve os detalhes da época que Karlštejn foi fundado e o que se passou por aqui.



Destaque para a exibição de pinturas dos reis da bohemia, réplica das coroas do Imperadores Romanos e de São Venceslau.

Essa foto ao lado foi tirada do site oficial do castelo.

Há visitas guiadas para adultos e crianças, é possível comprar a entrada online, no verão há muitos turistas e é possível você ter que esperar muito para entrar em um grupo para visitação, portanto vale comprar pela internet.

Depois do passeio você pode almoçar em um restaurante da vila, eles tem ótimas opções da cozinha tcheca. Reserve um dia para o passeio. Na lojinha de suvenir tem coisinhas lindas para comprar, dê uma olhada.

A página oficial do castelo é esta: http://www.hradkarlstejn.cz/home1/  lá você encontra os detalhes sobre as visitas, o que é permitido, preço etc.

Bom passeio!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Moldava, o rio que passa sob as pontes de Praga

Chama-se Vltava em tcheco, traduzido para o português como rio Moldava. Faz parte do cenário de Praga e é por cima dele que estão algumas das mais belas pontes da capital da República Tcheca. Sua extensão é de 435 quilômetros.

É o mais longo rio do país. Sua nascente brota na Região de Šumava, desemboca no Rio Elba (Labe), que também corta a República Tcheca.

Uma tarde às margens do Rio Moldava- Praga
Por ser um rio navegável é bem usufruído, principalmente pelos turistas, as opções são inúmeras: passeios de barcos, um jantar em barco-restaurante, um cervejinha às margens do rio ou passear de pedalinho em dias ensolarados no verão.

Vista da Casa Dançante - Passeio de barco Rio Moldava
Os passeios turísticos também são oferecidos com vários percursos, o clássico é passar pelos pontos mais conhecidos da cidade, ou seja, ter a vista deles, como do Castelo de Praga, da Ponte Carlos, vê ao longe a Casa Dançante(foto), o Teatro Nacional... é uma maneira de fugir um pouco da multidão de turistas que se estreitam nas ruas da cidade. Aqui durante a primavera e verão fica até difícil transitar em alguns trechos. Esse passeio dura de uma hora até 90 minutos, eu recomendo, ótimo para tirar fotos, o barco tem serviço de bar, por opção você pode comer e beber.

Se você estiver com crianças, uma dica é fazer o cruzeiro que leva até o Zoológico de Praga :)

Em pleno passeio no Rio Moldava :)

Há até passeios ao som de jazz, passeios temáticos, festas etc. O preço é a partir de 300 CZK por pessoa, uns R$ 32 reais, esse é o preço do mais básico, outros com programações especiais durante o trajeto são três vezes mais caros.




Há trechos do rio com diferentes alturas, por isso no meio do trajeto passamos por um corredor, o barco para no meio, portões se fecham atrás e em frente ao barco e o nível da água baixa, ela desce até ficar igual à próxima parte do percurso, há até sinalização indicando quando é possível prosseguir.










Rio Moldava(Vltava) - visão panorâmica

Para os mais sofisticados uma experiência fantástica é passar a virada do ano em um barco-restaurante, ele parte às 22h00 navegando pelo rio, e minutos antes da meia-noite ele para em frente à Ponte Carlos para a queima de fogos da cidade, é lindooooooooo. Dentro do barco tem serviço de bufê, comidas e bebidas para se esbaldar e um banda tocando, lembrando que este é período de inverno, dentro do barco tem aquecedor, é claro hehehe, mas ao sair até à proa é hora de se encher de casacos.

Aqui seguem alguns links de empresas que oferecem esses serviços:

http://www.praguesteamboats.com/

http://www.vltava-cruise.cz/

Em junho do ano passado houve uma grande cheia no país, mas a pior foi em 2002. Mesmo assim em 2013 o metrô parou, as escolas tiveram que esperar o caos passar para voltar à normalidade, além das muitas casas destruídas, enchentes em várias pequenas cidades e alerta em toda Praga, essa foto aqui embaixo ficou famosa durante as semanas que as águas dos Rios Moldava e Elba invadiram a cidade.

Enchente em Praga - 2013
Mas é claro que não foi na cidade inteira( Deus me livre!), o prejuízo foi grande, porém muitos locais ficaram secos. Logo em seguida houve muitos programas de doação e ajuda para as famílias que tiveram as casas destruídas.

Mas vamos acabar esse post com assunto positivo, né? Aff...

Essa foto foi tirada numa tarde de domingo às margens do rio que deixa Praga ainda mais bela.

Margens do Rio Moldava

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Jardim, a paixão verde e colorida

Olha o passarinho!

É engraçado, encontrei aqui na República Tcheca uma conexão bacana com o verde. Na minha infância passei férias maravilhosas no sítio da minha avó, no interior de Pernambuco. Por aqui há uma paixão por jardim <3

No Brasil morei em casa e minha mãe sempre foi apaixonada por rosas, então ela sempre se mostrava entusiasmada ao exibir a beleza de suas rosas no jardim, eu acabei desenvolvendo a mesma paixão aqui na Europa, lá admirava mas não participava muito disso não.

Depois que passa o inverno, a neve vai desaparecendo, dando o adeus de sua brancura ao verde das folhas que voltam a nascer. É lindo. Tudo muda. Acompanhamos a mudança de vestimenta da mãe natureza e em nós, a mudança também acontece. Começamos a guardar no fundo do guarda-roupa os casacos e os cachecóis (pense na felicidade!), começamos a deixar de usar as botas e as roupas mais leves começam a ser necessárias, ainda bem.

Todas as lojas se adaptam à nova estação, roupas, maquiagem, decoração e principalmente objetos de jardim, oferta de plantas, flores, sementes, apetrechos para churrasco, cadeiras de jardim, guarda-sol etc. Tudo começa a cheirar à primavera. É tempo de muita chuva e, às vezes, ventos frios e fortes. Mas o humor melhora porque os dias são mais claros e longos. Até às 21h00 o sol ainda está firme no céu para aquecer e clarear as horas.

Eu e meu marido decidimos vender um apartamento no centro de Praga e compramos uma casa um pouco mais afastada do centro. Deu medo no início, mas valeu! O fato de termos mais espaço e, principalmente, um jardim foi uma grande mudança.


Entre os jardins ou quintais não há muro construído, aqui se usam cercas e, para dar mais privacidade, colocamos árvores ou plantas trepadeiras para tampar a visão. Esta foto eu tirei bem no início, hoje já está mais com cara de jardim cuidado\o/

Casais com crianças pequenas colocam pula-pula, casinhas de boneca, escorrego, porque há espaço e eles aproveitam. Outro costume é construir uma casinha de madeira, ela pode ter várias funções, para guardar coisas do jardim, como ferramentas, ou pode ser um local de lazer, neste caso são maiores e espaçosas,  para passar tempo com os amigos, fazer churrasco e relaxar. Isso é algo que eu gosto muito da vida aqui.

Adoro ir no IKEA, lá vende mudas de vários tipos de flores, comprei tulipas, narciso, e outras que nem sei o nome :o








Os catálogos das lojas locais fazem revistas especiais só com artigos de jardim, com matérias sobre a primavera, em tcheco "Jaro".

Como eu disse as maiores mudanças aqui são devido às estações de ano.

Uma amiga minha tcheca perguntou, como vocês "dividem" o ano se não há estações definidas como aqui, é sempre tudo igual o ano inteiro? Bem, minha resposta foi que as festas tradicionais são as grandes mudanças, a espera do carnaval, o São João, são por exemplo épocas que mudamos comportamento, vestimentas, culinária etc. Ela achou curioso :)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mikulov

Trago para você mais uma cidade tcheca que merece sua visita. Chama-se Mikulov. Essa cidade tem uma relação bem próxima com produção de vinho, pois é, no país da cerveja também se faz vinho. Os tchecos estão investindo cada vez mais na bebida de Baco.

A cidade se localiza no Sul da Morávia, fica na divisa com a Áustria. A fundação de Mikulov foi por volta do século 12. Essas terras pertenceram à família Liechtenstein até 1575, quando foram compradas por Adam von Dietrichstein. Após um incêndio no chateau, uma reforma deu a aparência que permanece até hoje.

Por causa da ocupação germânica na antiga Tchecoslováquia, a população de Mikulov era em sua maioria alemã, em 1938 eram cerca de 8 mil alemães, até a expulsão deles depois da Segunda Grande Guerra.

Houve também um grande número de judeus, no século 18 com 600 famílias judias, era a maior população de judeus na Morávia.

O que ver em Mikulov:

  • Praça histórica
  • O chateau
  • Dietrichstein Tomb
  • Igrejas
  • Monumentos judeus
  • Colina sagrada

A cidade é bem pequena, um dia dá para ver a maioria dos pontos mais importantes. Mas claro, se você quiser visitar cada local, como as igrejas e a sinagoga por dentro, um fim de semana seria mais recomendado.

Da praça você já avista a Colina Sagrada, a Tumba Dietrichstein e o Chateau. Eu subi até a Colina e tive uma bela vista da cidade, não é tão alta, dá para ir sem problemas. 




A Tumba fica na Igreja de Santa Anna, logo por trás da Praça, é linda. Uma cópia da italiana Loretta. Os restos mortais da família Dietrichstein estão lá, daí o nome.


Apesar de tão pequena Mikulov tem 4 igrejas, uma fica no alto da Colina Sagrada, as outras são: a igreja barroca São João, o batista; Igreja de São Venceslau - destruída inúmeras vezes, inclusive a tentativa de uma  reforma foi interrompida quando foi queimada durante a Guerra dos Hussitas; a igreja de São Nícolas, usada inicialmente como igreja protestante pelos alemães.

O Chateau

Foi construído na parte alta, sobre uma área rochosa. Era um castelo que pertenceu ao rei Přemysl Otakar II e foi dado como presente à família Liechtenstein, em 1249. Já no final do século 16 nas mãos da família Dietrichstein passou por reformas até a aparência atual, depois do incêndio de 1719. Em 1945 novamente o chateau foi abaixo durante a retirada alemã, sendo reconstruído em 1950.



Hoje é aberto à visitação, com destaque para a biblioteca, o hall principal e as torres. As visitas começam a partir das 9h00 e encerram entre 17h00 e 18h00, depende do período do ano. 


Se você é amante do bom vinho, como o carinha aí embaixo na foto, relaxando com um barril sob a cabeça, há visitas a vinotecas e adegas e de quebra você degusta os sabores dos vinhos da Morávia.



Os hotéis da cidade tem programas de degustação, como o Galant Hotel. Mas ao passear pelas ruas da pequena Mikulov, você verá lojinhas com vinhos e sem dúvida, você deve comprar e prová-los.

Esta foto aí embaixo foi quando eu subi na Colina sagrada, a vista da cidade é linnnnnnnnnnnda! Mas estava um friooooo, fui durante o outono :(

Nesta estação tinha uma ferinha no centro da cidade e eu pude ver um grupo tocando músicas medievais, o que deu um gostinho bem singular ao passeio, e eu não sabia disso, foi surpresa total \o/

Sinta o gostinho ouvindo eles aí no vídeo, bjss.




Ah! Ia esquecendo, saindo de Praga para Mikulov são 4 horas de viagem de trem, há também ônibus.