segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cerveja: o pão preferido dos tchecos. Pão!?



Pode soar estranho, mas tem um ditado por aqui sobre a cerveja, diz-se em tcheco: "Tekutý chleba". Significa 'pão líquido', porque a cerveja aqui é um alimento uma bebida tão consumida e apreciada, e digamos, necessária, que é dito que é o pão líquido dos tchecos. :o

Você já provou? Guarde o nome PIVO, é essencial saber por aqui ;)

Visita a Velké Popovice - Pivovar

Nossa, se tem algo que eu devo por obrigação elogiar os tchecos é pela deliciosa cerveja que eles sabem fazer, há séculos, diga-se de passagem. Cerveja aqui é cultura, é negócio e é ferramenta para o turismo. Eles reclamam o posto n° 1 de consumo mundial, sim, à frente dos alemães, tem um monte de pesquisa aí para provar. Se por acaso você não gosta de cerveja e só conhece a que se toma no Brasil, então esqueça, o gosto voa loooonnnnnnnnnnge, vai acabar gostando.

Eu e meu canecão!

Eu arrisco dizer que 99% da venda é em canecas, o que conhecemos como chopp, dificilmente se bebe em garrafa nos pubs e em restaurantes, garrafa é vendida nos supermercados, para festas em casa, por exemplo, ou para presentes e souvenir. Há canecas de 300 ml e 500 ml, esta última é a mais comum.


A importância da cerveja chega até à cozinha, há uma série de petiscos para serem especialmente degustados ingerindo o "precioso líquido" (roubei essa frase Zé Teles, posso?) Por isso no menu há "Jídlo k pivu" - "comidas para acompanhar sua cerveja", minha tradução livre .


Visita à Cervejaria em Plzeň ;)

A cerveja tipo Pilsen foi criada aqui, é o nome de uma cidade, onde está uma das cervejarias mais antigas do país, aberta à visitação. Excelente o passeio tanto em Pilsen quanto na cervejaria, fui lá ano passado, na íntegra você encontra o texto aqui.

Outra coisa interessante são os tipos de cerveja, há uma maneira de escolher entre 10°, 11°, 12° e 13°. É comum ouvir nos pubs a pergunta do garçon: "Dáte si desítku, nebo dvanáctku?" - Vai querer 10 ou 11°? ( desítka - vem do número dez: deset; dvanáctka: vem de doze: dvanáct, ambas trocam o A pelo U devido a declinação da língua, mas isso é outra história rsrsrs).

No início eu pensei que fosse ligado ao teor de álcool, pedi explicações, mas cada um dizia uma coisa. Bem, segundo um especialista essa numeração está relacionada com a quantidade de alguns ingredientes que dão mais gosto à cerveja, por exemplo, na desítka, a cada 100 gramas de mosto há 10 gramas de extrato, o que faz a 12° mais encorpada e forte e é chamada de "ležák". Mas nem se preocupe com toda essa explicação, se você vir passar uns dias aqui, basta aprender "pivo" - cerveja  e "na zdraví" - saúde!


Cerveja comprada em barraquinhas em Domazlice.



Em festivais encontramos também em copo plástico mesmo, a venda é feita em barraquinhas e quiosques, então é o mais adequado. Essa da foto aí em cima foi em um festival cultural em Domažlice, uma delícia, não dá para ver na foto mas tinha uma rodela de laranja dentro :o

Mapa das cervejarias na República Tcheca, olha só!


Não fique triste se você for passar poucos dias aqui e não der tempo de visitar uma cervejaria e acompanhar sua produção, é porque em pubs e restaurantes mesmo no centro há fabricação local, então você pode saborear os pratos locais e ver um pouquinho da produção in loco!

Gostei do Novoměstský pivovar, lá além de você provar a dita cuja, você pode fazer o passeio com guia, custa entre 117 a 217 coroas tchecas, o que fica entre 18 a 22 reais, inclui uma pequena degustação. Se você não quiser, no ambiente do restaurante estão os barris e aparelhos de cozimento, e o cheiro está por toda parte, você bebe e sente o cheiro do cozimento \o/

 Novoměstský pivovar
Provei vários sabores também no Pivovarský dům, eles têm 8 tipos de cerveja de fabricação própria, elas são com sabores, então vai mais para quem quer descobrir novidades, como cerveja com sabor de banana, café, cereja, canela, e até defumada! Essa eu não gostei muito, parecia que eu estava bebendo fumaça, claro, né!Tem uma que me deixou intrigada, cerveja de urtiga, sei não, já é demais...

http://www.beerquest1k.com/

Para degustar os 8 tipos você paga 150 coroas(uns 15 reais), são 8 copinhos de 100 ml, só para provar mesmo. Pena que não tenho foto, quando fui lá não as tirei :( prometo voltar lá e fazer um post especial ;) No oferta de cervejas há a nossa conhecida girafa também, de 4 litros.A cozinha é tradicional, vai desde sopas até grandes refeições. Eles oferecem umas promoções de menu, incluindo desde da entrada, sopa + pão, prato principal e sobremesa, varia de 398 a 570 coroas( entre 40 e 60 reais, mais ou menos). Psiu: se você quiser saber o exato preço em Real (R$), você pode usar um conversor, eu penso no geral, porque 100 coroas fica em média 10 a 11 reais, então para mim é automático fazer a conversão assim, arredondando.

Tem muito mais locais e assuntos para falar de cerveja, mas vou deixar para outro post, prometo o "Cerveja: o pão tcheco II", certo? Vou dormir, e nem tomei cerveja hoje :(